PUBLICIDADE

Comércios começam 2022 com descontos e liquidações

Por ser um período de baixa nas vendas, empresas do comércio varejista aproveitam o momento para oferecer liquidações semelhantes à Black Friday.

6 jan 2022 16h35
ver comentários
Publicidade
Redes varejistas já vem divulgando produtos com descontos de até 80%
Redes varejistas já vem divulgando produtos com descontos de até 80%
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Já conheceu alguém que prefere deixar para comprar presentes de Natal em janeiro? Pois é. Esse ato é muito frequente porque é neste período que acontecem liquidações de grandes varejistas. E mesmo na primeira semana do ano, já é possível encontrar anúncios convocando consumidores para as promoções.

Isso acontece porque o mês de janeiro costuma ser um período de baixa temporada para os comerciantes. Com a chegada do IPTU, IPVA, material escolar e a renovação de matrícula de instituições de ensino, os consumidores passam a segurar seu dinheiro para compras que realmente valham a pena.

As grandes liquidações de janeiro também costumam ser um "bota fora" de tudo que sobrou no período de festas de fim de ano. Por isso, ela costuma ser muito aguardada por quem deseja economizar!

Neste ano, as liquidações e queimas de estoque estão oferecendo descontos que podem chegar a 80%. E para quem pensa que são apenas para produtos sazonais, está enganado. Os descontos contemplam eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, entre outros produtos.

Entre os locais que já anunciaram os descontos, estão: Magalu, Casas Bahia e Americanas. Todas com descontos que superam os 70%. Então, caso você esteja de olho em algum produto que não deu para comprar na Black Friday ou no Natal, esse é o momento ideal para dar aquela conferida e ver se vale a pena.

Período para aproveitar com cuidado

Embora as liquidações pareçam tentadoras, é necessário analisar essas ofertas com muita cautela. Uma compra não planejada pode comprometer todo o seu orçamento e prejudicar outras contas ao longo do ano.

Além de IPVA e IPTU, o mês de janeiro já começa com as contas remanescentes do Natal e Ano Novo, reajuste do plano de saúde e pagamento de matrícula e material escolar para aqueles que possuem filhos. 

Outro detalhe que também merece a atenção de quem deseja aproveitar as liquidações de início de ano diz respeito ao estado dos produtos ofertados. Normalmente produtos com descontos muito altos escondem pequenos defeitos ou não possuem direito a troca. Vale a pena também monitorar o preço dos artigos para entender se aquele desconto é genuíno ou se o valor na verdade se trata de uma oferta falsa.

Por fim, cabe ao consumidor evitar as compras por impulso e manter as finanças em dia para começar o ano de 2022 com as contas no azul!

Com informações de Isto É Dinheiro

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade