PUBLICIDADE

Alívio para o bolso: 5 pontos turísticos gratuitos para conhecer em SP

Prepare-se para conhecer lugares incríveis em São Paulo sem gastar nada

18 jul 2021 08h01
ver comentários
Publicidade
Avenida Paulista
Avenida Paulista
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

São Paulo é considerada nada mais, nada menos, do que a quarta maior cidade do mundo, com 22 milhões de habitantes, segundo o site ArchDaily. Com esse tanto de gente, é mais do que esperado que a cidade tenha muuuitas opções de lazer e lugares incríveis para serem descobertos.

Por conta da pandemia e das medidas de segurança necessárias para evitar a propagação da Covid-19, alguns locais ainda estão fechados para visitação. Contudo, muitos outros estão de portas abertas e recebendo um número controlado de visitas - e é sobre eles que viemos falar hoje! 

Separamos uma lista com 5 lugares turísticos incríveis e gratuitos para você conhecer em São Paulo. Essas são opções de lazer perfeitas para quem quer passear em segurança e sem comprometer o orçamento mensal. Confira!

- Masp

O Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como Masp, é um dos pontos mais marcantes de São Paulo - e não é à toa que é o primeiro da nossa lista. O Museu foi fundado em 1947, mas foi em 1968 que ele se estabeleceu em seu endereço atual, no coração da Avenida Paulista.

O acervo do Masp possui obras de artistas como Van Gogh, Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Victor Meirelles. Ou seja: incrível e imperdível!

Com relação aos ingressos, o Museu possui um dia na semana em que a entrada é gratuita, às terças-feiras. Nos demais dias, os ingressos custam R$45 (inteira) ou R$22 (meia-entrada). A gratuidade do ingresso é válida também para menores de 11 anos e para pessoas com deficiência + acompanhante. 

Para reservar o ingresso, seja na modalidade paga ou gratuita, os interessados devem acessar o site do Masp, clicar na opção Ingressos e seguir os passos orientados pelo site.

- Centro Cultural Fiesp 

Saindo do Masp, do outro lado da Paulista está ele: o Centro Cultural Fiesp! Um espaço cheeeio de programações culturais e gratuitas!

Entre as atrações disponíveis no momento, está a 'Exposição João Carlos Martins: 80 anos de música'. Nela, os visitantes são convidados a fazer uma verdadeira imersão na vida do grande maestro, considerado um dos maiores pianistas do mundo no século 20.

Assim como o Masp, para visitar o Centro Cultural Fiesp é necessário reservar ingresso pelo site do Sesi Eventos, porém, a gratuidade lá se estende para todos os dias. 

- Avenida Paulista

Não tem como falar em Masp e em Centro Cultural Fiesp sem falar dela: a Avenida Paulista, um símbolo da cidade de São Paulo! É em sua extensão que se encontram pontos turísticos, comerciais e empresariais importantes da cidade, além de ser palco de diversas manifestações culturais e políticas. 

Aos domingos pré-pandemia, a Paulista era aberta aos pedestres e reunia atividades culturais e de lazer. Em julho, o Governo de São Paulo anunciou o retorno gradativo desta programação, com a Avenida ficando aberta das 8h às 12h a partir do dia 18 de julho de 2021.

- Estação da Luz

Saindo da Avenida Paulista, descemos agora no bairro Bom Retiro, mais especificamente na Estação da Luz. Considerada uma das estações ferroviárias mais importantes de São Paulo, o local, inaugurado em 1901, possui uma arquitetura encantadora e única. 

Não à toa que em 1996 a Estação da Luz foi considerada um Patrimônio Cultural Brasileiro e passou a compor a lista de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Se você estiver pensando em dar um pulinho no Bom Retiro para fazer umas compras ou em ir visitar a Pinacoteca (spoiler da próxima dica!), vale a pena estender o passo até a estação. Se for um dia de baixo movimento, fazer o translado via trem ou metrô, descendo nesse ponto turístico marcante de São Paulo também pode ser um passeio interessante.

- Pinacoteca

Vizinha da Estação da Luz, a Pinacoteca, Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é um dos museus de arte mais importantes do Brasil e também o mais antigo, fundado em 1905. 

Além do rico acervo que traz nomes como o da brasileira Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Di Cavalcanti, a Pinacoteca possui também as exposições especiais, como a Exposição OSGEMEOS: Segredos, que está atualmente em cartaz.

Na Pinacoteca, o dia de entrada gratuita é o sábado, contudo, durante o mês de julho de 2021, por conta das férias escolares, as visitas ao acervo do Museu serão gratuitas durante todos os dias da semana. Os visitantes poderão conhecer quase todas as exposições, com exceção à exposição OSGEMEOS: Segredos.

Importante: mesmo com a gratuidade dos ingressos, é imprescindível que o visitante faça a reserva com antecedência por meio do site da Pinacoteca. 

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade