Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Europa e Brasil avançam rumo a acordo sobre projeto de lítio e terras raras, diz Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia também afirmou que o acordo UE-Mercosul diz 'bem-vindos' à maior área de livre mercado do mundo

16 jan 2026 - 16h17
(atualizado às 16h42)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - Em passagem pelo Rio de Janeiro para discutir temas da agenda internacional e os próximos passos do acordo de parceria Mercosul-União Europeia, nesta sexta-feira, 16, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfatizou que a parceria estratégica entre a Europa e o Brasil, firmada há 20 anos, está sendo fortalecida com a assinatura do tratado.

A líder europeia ainda celebrou o fato de que Europa e Brasil estejam avançando rumo a um acordo político muito importante sobre minerais críticos. Esses tesouros, necessários para o avanço tecnológico, são alvo de uma corrida global. Uma das principais razões do interesse do governo de Donald Trump pela anexação da Groenlândia é justamente o fato de essa ilha possuir uma das maiores reservas de terras raras do mundo.

"O acordo (Mercosul-UE) multiplicará oportunidades como nunca antes. Com acesso mútuo a mercados estratégicos. Regras claras e previsíveis. Padrões comuns. E cadeias de suprimento que se transformam em verdadeiras rodovias para investimentos", disse durante pronunciamento no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Em relação à parceria entre Europa e Brasil, Ursula von der Leyen afirmou que há avanços rumo a um acordo que estruturará a cooperação em projetos conjuntos de investimento em lítio, níquel e terras raras. "Isso é fundamental para nossas transições digital e limpa", comentou.

Ela disse que a Europa sempre seguirá os mais altos padrões em termos de transparência e respeito ao meio ambiente. "Sempre garantimos que as comunidades locais sejam as principais beneficiárias do valor gerado. Assim, todos ganham. É um verdadeiro ganha-ganha. Porque essa é a forma europeia de fazer negócios", complementou.

A presidente da Comissão Europeia exaltou o resultado de mais de duas décadas de negociações, mas ressalvou que esse é apenas o início de uma ampla agenda de trabalho.

"A assinatura de amanhã (sábado, 17) será apenas um primeiro passo. Os próximos capítulos ainda precisam ser escritos. A história só será um sucesso completo quando pessoas e empresas puderem sentir os benefícios do nosso acordo. E isso precisa acontecer rapidamente. Quando entregarmos esses resultados, será uma história de sucesso escrita por 700 milhões de pessoas".

O acordo, a ser assinado no Paraguai, prevê a criação da maior zona de livre comércio do planeta, além da eliminação de tarifas sobre mais de 90% do comércio entre os dois blocos.

"O acordo UE-Mercosul envia uma mensagem poderosa. Ele diz: bem-vindos ao maior mercado do mundo e à maior zona de livre comércio do planeta. Esse é o poder da parceria e da abertura".

A líder europeia ainda exaltou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o avanço do acordo.

"Foram inúmeros negociadores e líderes que trabalharam no acordo UE-Mercosul. Foram 25 anos de construção. E agora o concluímos. Trata-se da realização de uma geração. Mas a liderança política, o compromisso pessoal e a paixão que o senhor demonstrou nas últimas semanas e meses, caro Lula, são verdadeiramente incomparáveis".

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade