0

8 dicas para consumir sem agredir o mundo que vivemos

10 ago 2015
10h00
atualizado às 10h01
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

As escolhas que fazemos hoje determinam o nosso amanhã. Consumir de forma consciente é o primeiro passo para manter o nosso planeta saudável, preservando os recursos existentes.

Pensando nisso, o Instituto Akatu propõe princípios que norteiam boas decisões de consumo, separamos alguns deles para você.

1. Planeje suas compras

Antes de comprar, avalie a real necessidade. A impulsividade é inimiga do consumo consciente, comprar menos e melhor. Ter os seus objetivos e necessidades claros na hora de adquirir algum produto é a melhor maneira de contribuir para o planeta.

Adquirir produtos de comunidades locais e pequenos produtores é uma forma de gerar renda e melhorar o entorno
Adquirir produtos de comunidades locais e pequenos produtores é uma forma de gerar renda e melhorar o entorno
Foto: Daniela Leite

2. Avalie os impactos de seu consumo

Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo. Adquirir produtos de comunidades locais e pequenos produtores é uma forma de gerar renda e melhorar o entorno. Analise a origem do que se quer adquirir, informe-se sobre a produção para saber se não há precariedade nas condições de trabalho empregado na confecção do produto.

3. Consuma apenas o necessário

Viver com menos, simplificar e refletir sobre as reais necessidades é uma forma de encontrar o equilíbrio e não prejudicar o planeta.

4. Não compre produtos piratas ou contrabandeados

Por trás desses produtos pode haver mão de obra escrava, roubos, sequestros. Comprar no comércio legalizado é contribuir para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

5. Contribua para a melhoria de produtos e serviços

Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços, empresas conscientes levam em conta as opiniões para reanalisar seus projetos. Adotar uma postura ativa significa se importar com o mundo em que vivemos e o futuro que queremos para nós.

6. Use crédito de forma consciente

Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Reflita sobre seus valores

Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo. Faça escolhas conscientes e que não acarretem danos a sua saúde ou degradem o meio ambiente.

8. Cobre dos políticos

Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente. 

Veja também:

Eldorado Expresso: Fome no Brasil
Fonte: Squimb Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade