0

Veja 4 dicas para driblar a crise

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Brasil passa por uma situação econômica bastante delicada. Com o cenário de crise no ar, evidenciado pelas demissões em massa, falta de pagamento de salários, greves de alguns setores e redução das transações comerciais, o consumidor passou a priorizar o planejamento doméstico para lidar com a situação. Aqui vão algumas dicas:

Um café aqui outro ali pode comprometer bastante o orçamento no fim do mês
Um café aqui outro ali pode comprometer bastante o orçamento no fim do mês
Foto: Daniela Leite

1. Racionalização das despesas

Nesse momento de incertezas é importante uma organização das despesas para identificar os itens supérfluos que muitas vezes acabamos não percebendo no nosso dia a dia. Um café aqui outro ali pode comprometer bastante o orçamento no fim do mês. Para se ter a noção exata dos gastos, por uma semana, você deve anotar tudo o que gastou para identificar onde estão as “armadilhas de consumo”. Assim fica mais fácil realizar um planejamento real.

2. Diminuição das despesas fixas

Buscar a renegociação dos planos de internet, TV a cabo, diminuir os gastos de água e luz, entender se existem outros gastos fixos que podem ser eliminados ou substituídos pode ser um poderoso aliado na contenção de despesas.

Hoje é crescente o número de pessoas que optam por vender o carro para se ver livre dos custos de manutenção (IPVA, seguro, gasolina, estacionamento).

3. Volta às refeições em casa

Trocar o restaurante com amigos para jantares em casa pode representar uma enorme economia, tornando o momento ainda mais alegre e descontraído.

4. Diminuir as visitas às lojas

Realizar as compras de maneira mais racional e diminuir as visitas aos pontos de venda, resulta em consumo mais consciente, evita o desperdício e as compras por impulso.

Além disso, utilizar a criatividade para usar aquilo que já temos pode ser um poderoso aliado nesses momentos. Ao invés de roupas novas, uma reorganização no guarda roupas pode ajudar a encontrar looks interessantes. Bazar de trocas com amigos também pode ser uma solução.

 

 

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano
Fonte: Squimb Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade