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Redes de franquias seguem crescendo no 1º tri, aponta estudo

Setor cresceu 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022 e completa quatro trimestres consecutivos de crescimento.

4 jun 2022 - 06h00
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Segundo André Friedheim, presidente da ABF, o crescimento consolida uma curva robusta de recuperação
Segundo André Friedheim, presidente da ABF, o crescimento consolida uma curva robusta de recuperação
Foto: Divulgação

As redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, apontou estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O faturamento deste ano foi de R$ 43,380 bilhões, enquanto em 2021 tinha sido de R$ 39,881 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, o avanço foi de 4,4%.

Segundo a associação, o desempenho foi alavancado pela retomada das atividades presenciais e de hábitos dos consumidores, uma recuperação mais forte na área de serviços e a manutenção dos bons resultados dos canais digitais.

André Friedheim, presidente da ABF, comenta que, com esse resultado, o setor completa quatro trimestres consecutivos de crescimento, “o que consolida uma curva robusta de recuperação”. 

Ainda segundo Friedheim: “Além da melhora do quadro econômico geral, a gradual retomada das atividades presenciais tem se refletido de forma positiva no setor, principalmente nas atividades mais associadas aos pontos físicos de venda e experiências, mas as vendas digitais continuam a apresentar bom desempenho também, mostrando que as lições da pandemia com a digitalização de canais e processos se mantém”.

Em relação ao total de empregos do setor, manteve-se também a curva de crescimento. Segundo a pesquisa da Associação, esse número totalizou 1.417.529 trabalhadores registrados, uma variação de 9% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Veja quais setores tiveram as maiores altas no trimestre

O balanço da ABF referente ao primeiro trimestre de 2022 indicou crescimento da receita em todos os 12 segmentos elencados pela entidade. Os que registraram melhor desempenho no faturamento do período foram Moda, com um crescimento de 13,5%, beneficiado pela retomado do trabalho e eventos presenciais e da consequente maior movimentação em shopping centers e outros locais de grande circulação de pessoas.

Em seguida, aparece o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 13,4%, e Casa e Construção, com 9,3% - estes dois mantendo o bom desempenho registrado mesmo durante a fase mais crítica da pandemia.

Também tiveram alta os segmentos de Alimentação – Foodservice, com 9,1%, e Alimentação – Comércio e Distribuição, com 7%, também beneficiados com o arrefecimento das medidas de distanciamento social e a digitalização dos negócios, demonstra a pesquisa.

Maiores altas em franquias no acumulado do ano

A ABF analisou ainda que, considerando o desempenho dos segmentos no período acumulado de 12 meses, destacam-se Hotelaria e Turismo, em primeiro lugar, com faturamento 51,5% maior; Entretenimento e Lazer vem em segundo lugar, com  31,0% - ambos os segmentos demonstraram forte recuperação após a reabertura do comércio; Moda, em terceiro, com 21,0%; Alimentação – Comércio e Distribuição vem a seguir, com 14,5% de crescimento; Casa e Construção, com 13,9% e Alimentação – Foodservice, com 12,8%.

Redação Dinheiro em Dia
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