PUBLICIDADE

Como ter um propósito pode fazer a diferença nos resultados de uma empresa?

Cada vez mais, empresas anunciam a missão delas no mundo, o propósito. E não é só para atrair talentos

25 jul 2023 - 04h00
Compartilhar
Exibir comentários
Cada vez mais, empresas anunciam a missão delas no mundo, o propósito. E não é só para atrair talentos
Cada vez mais, empresas anunciam a missão delas no mundo, o propósito. E não é só para atrair talentos
Foto:

"Encontrar um emprego que se alinhe com meus valores". Essa foi a resposta de cerca de metade dos jovens (44% para ser preciso) que a marca de roupa Carhartt entrevistou numa pesquisa feita em fevereiro de 2023. A pesquisa contou com de mil jovens entre millennials e da geração Z (11 até 42 anos) para entender melhor as rupturas que os jovens estão trazendo para o mercado de trabalho e o que os anima. Você também se importa com o propósito da empresa para qual você trabalha?

Cada vez mais, empresas anunciam a missão delas no mundo, o propósito. E não é só para atrair talentos: pode ter uma influência imediata no sucesso comercial da empresa. O exemplo mais famoso de propósito e sucesso comercial vem da marca Patagonia. Criada em 1973 pelo empreendedor Yvon Chouinard, a empresa Patagonia lidera os rankings mundiais de empresa sustentável. A aderência ao propósito motiva o time, junta os consumidores e a empresa recolhe um lucro anual superior a 100 milhões de dólares.

Essa correlação entre propósito e sucesso se explica pela conscientização crescente dos consumidores. O Relatório de CSR Sherlock Communications feito em 2021 com mais de 3.000 pessoas, foi comprovado que 87% dos Brasileiros disseram que sua opinião sobre as empresas foi afetada pela atividade de CSR (Corporate and Social Responsibility). Além disso, para 70% dos brasileiros da pesquisa, a principal preocupação é que as empresas produzam e vendam seus produtos de uma forma que não gere danos ao meio ambiente.

Por isso, empresas americanas lideram o movimento que foi analisado no livro Organizações Exponenciais, publicado em 2014 pelo Salim Ismail, Mike Malone e Yuri Van Geest. No livro, publicado pela Singularity University, eles analisaram 100 empresas que cresceram de maneira muito rápida e descobriram que todas elas tinham algo em comum: uma frase motivacional e um propósito transformador. 

Preparando a conferência Rio.Futuro, falamos com o Jérémi Lepetit, fundador da startup Retreeb, que palestrará no evento. A Retreeb oferece um meio de pagamento inovador usando blockchain para reduzir taxas de pagamento para os vendedores. "Fui surpreendido com a recepção feita ao serviço em Tours, primeira cidade na qual lançamos o serviço. O retorno foi tão positivo que a prefeitura nos deu um selo de impacto social e positivo," conta Jérémi. Isso é o que é chamado de empreendedorismo de impacto: fazer uma diferença numa comunidade. Neste caso, as pessoas pagando com a Retreeb podem escolher os projetos sociais para os quais Retreeb dará 33% das comissões de pagamento.

Além do empreendedorismo social, temos o empreendedorismo de impacto ambiental. Demos vários exemplos no artigo anterior escrito (Empreendedorismo feminino e sustentabilidade: uma tendência promissora). A Voltalia Brasil acredita na missão que ela tem de melhorar o meio ambiente global, promovendo o desenvolvimento local. Eles financiam e desenvolvem projetos de geração de energia elétrica limpa com sucesso. Entre outros, a Voltalia tem o maior cluster solar e eólico do mundo. Localizado entre os municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Rio Grande do Norte, o Cluster Serra Branca tem um potencial de 2.4 GW. Com quase 200 turbinas eólicas próprias e mais de 975 mil placas solares, isso gera energia para, aproximadamente, 3.5 milhões de habitantes. 

Aurelien Maudonnet trabalhava na Voltalia e acredita nessa missão. Tanto que ele lidera hoje uma spin-off (empresa nascida de uma outra empresa) chamada Helexia Brasil. "A necessidade pode ser enxergada como uma oportunidade e a Helexia Brasil é uma ilustração disso" ele conta. Para acompanhar a transição energética que o mundo está vivendo, além de gerar energia, precisa ser criado serviços energéticos. A Helexia Brasil faz isso para reduzir o nosso consumo de energia e inovar neste mercado. Criada em 2021, a empresa já conta com mais de 110 funcionários.

Os casos de correlação entre propósito e sucesso de empresas são inúmeros no Brasil e no mundo. Alguns esticam o conceito até o final, como é o caso da Patagonia. O fundador e a família resolveram doar a empresa para uma fundação que se beneficie agora dos mais de 100 milhões anuais de lucro para financiar projetos socioambientais ao longo do tempo, ou seja, de maneira sustentável. Os participantes do Rio.Futuro poderão descobrir outros casos inspiradores: se você se interessa em construir um outro futuro, mais limpo e justo, junte-se a nós no dia 15 de agosto.

Fonte: Xavier Leclerc
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade