PUBLICIDADE

10 dicas para melhorar o cotidiano da sua equipe

Descubra 10 dicas que vão fortalecer o engajamento, a atração de talentos e aumentar o bem-estar dos colaboradores

28 jun 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Garantir o bem-estar e oferecer uma boa experiência aos colaboradores se tornou um diferencial estratégico importante para empresas que buscam atrair e reter talentos. É também o correto em um nível humano. Diante de um cenário de incertezas e mudanças, focar no bem-estar da sua equipe traz sustentabilidade econômica para sua empresa.

Um estudo da McKinsey mostrou que quase um terço da força de trabalho brasileira está considerando deixar seus empregos nos próximos 3 a 6 meses. Várias outras pesquisas corroboram o dado. Para as empresas, além da perda de produtividade e do impacto direto nas receitas, fica o alerta de que algo precisa mudar.

Entre as queixas principais dos colaboradores estão as baixas chances de progressão de carreira, remunerações inadequadas, pouca flexibilidade no trabalho e falta de apoio à saúde e bem-estar.

Quer saber por onde começar? Aqui vão 10 dicas:

1. Não subestime a importância de um onboarding e offboarding estruturados

A última impressão é a que fica - assim como a primeira é a que vai moldar toda a experiência do colaborador desde o dia 1. Que tal criar uma experiência de onboarding e offboarding junto com os colaboradores atuais e que seja inclusiva tanto presencial quanto remotamente?

2. Sobrecarregar talentos é desperdiçar o que eles têm a oferecer

Proporcionar uma boa experiência aos colaboradores passa, necessariamente, por ter um time que consiga suprir todas as demandas de trabalho sem serem sobrecarregados de tarefas. Foque mais em resultados e menos em tarefas.

3. Os benefícios seguem sendo fundamentais

Mais flexibilidade e menos firula. Mais pagar a internet e uma estação de trabalho ergonômica no home office; menos acesso a streaming.

4. Reinvente a jornada de trabalho com flexibilidade

A semana de 4 dias tem mostrado resultados excepcionais, mas existem formatos mais conservadores: horários flexíveis, bom uso do tempo presencial em conjunto e imersões mão na massa são excelentes alternativas à jornada tradicional presencial das 9h às 18h.

5. Reconheça os resultados positivos - frequente e publicamente

Seres humanos reagem excepcionalmente bem a reforços positivos e reconhecimentos públicos de sucesso. Este ponto é mais sobre os feedbacks positivos ao longo da semana do que o bônus pago no final do ano. 

6. Tempo de descanso é fundamental para uma boa performance

Férias, dias de folga e licenças não devem ser tratadas como um prêmio, mas como uma política da empresa que entende a importância dos momentos de pausa para o bem-estar e performance dos colaboradores.

7. Crie um ambiente de trabalho seguro e igualitário

Isso vale para políticas de gênero, raça e religião. Crie canais anônimos de denúncia para casos de assédio e trate-os com seriedade. Garanta diversidade em posições de liderança. Faça uma auditoria de salários para garantir igualdade dentro dos mesmos cargos. Promova conteúdos e treinamentos com a temática. As possibilidades de aumentar a diversidade em uma empresa são incontáveis e devem ser mais que uma iniciativa de marketing.

8. Comunicação eficaz é a base de tudo

Reuniões no estilo “Town Hall" são espaços para a gerência compartilhar atualizações importantes e fortalecer uma política de porta aberta, onde a comunicação com as lideranças é feita de forma mais horizontal.

9. Incentive o desenvolvimento profissional

Oferecer subsídios para desenvolvimento profissional, onde os colaboradores são reembolsados por cursos ou certificações que ajudam a aprimorar suas habilidades profissionais é ótimo para reter talentos. Programas de mentoria entre líderes e colaboradores menos experientes pode ser uma boa iniciativa de baixo custo e alto impacto.

As primeiras 9 dicas são valiosas, mas se o exercício fosse resumir em uma dica prática para a décima posição, a resposta é: cocriação.

Quem melhor sabe o que os colaboradores querem são eles mesmos. Metodologias de  design centrado no usuário são uma boa pedida para o processo de cocriação e uma boa primeira pergunta para a conversa pode ser: "o que está nos impedindo de viver a melhor experiência possível no trabalho?"

Esses e outros temas serão abordados na 7° edição do Rio.Futuro, dia 15 de agosto de 2023, da qual o Terra é parceiro. O tema 2023 da conferência é Um Outro Mundo É Possível, para oferecer pontos de vistas diferentes e mais positivos sobre as mudanças que vivemos. O evento é totalmente gratuito e on-line.

Por Herman Bessler

Estrategista, consultor e empreendedor em série. Pioneiro no ecossistema de inovação e na economia colaborativa no Brasil,hoje é diretor executivo do grupo TEMPLO.CC.

Herman Bessler
Herman Bessler
Foto:
Fonte: Herman Bessler
Compartilhar
Publicidade
Publicidade