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Dicas pra comunicação franqueador-franqueado na pandemia 

Veja dicas de como melhorar a comunicação entre franqueadora e unidades franqueadas. A solução está mais perto do que parece.

25 out 2021 07h30
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Na pandemia, a preocupação por manter uma comunicação efetiva, de forma online, se tornou um item indispensável para ter resiliência neste período
Na pandemia, a preocupação por manter uma comunicação efetiva, de forma online, se tornou um item indispensável para ter resiliência neste período
Foto: Unsplash

Um dos pilares de gestão em Franchising é estabelecer uma boa comunicação entre franqueadores e franqueados, o que se torna muito importante para manter uma rede de franquia de sucesso. Mas como fazer isso de forma efetiva? 

Muitos franqueadores promovem desde o evento anual, chamado Convenção, que reúne todos os envolvidos na marca, desde fornecedores a franqueados, a treinamentos in loco e/ou na franqueadora de forma periódica. 

Entretanto, todas as soluções apresentadas envolvem o contato, o chamado presencial. Com a pandemia que assolou o mundo, desde março de 2020, todas essas ações de proximidade entre franqueadora e franqueados tiveram que ser paralisadas. 

E é aí que entra o desafio: como ter uma comunicação efetiva, 100% online, com unidades em tantas partes do Brasil? O País tem só de extensão 8.516.000 km². Cabem todos os países da Europa dentro do Brasil, e ainda sobra espaço!

Com um país enorme, plural em cultura, costumes, o desafio da franqueadora é conseguir investir em tecnologia para ter um sistema efetivo que atenda toda esta capilaridade geográfica e, claro, pratique a escuta ativa. Com um sistema interligado, treinamento adequado da diretoria e de toda a equipe da franqueadora, é possível replicar o conhecimento e ter a troca com as vivências dos franqueados.

Para que a rede de franquia dê certo e alcance resultados, é necessário que exista uma sintonia forte entre os envolvidos. A atuação de franqueadora e franqueados precisam estar em sinergia para manter a entrega e manter uma reputação favorável à imagem da marca. 

Dados da ABF confirmam o crescimento do setor de Franchising: O setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória rumo a níveis pré-pandemia. Segundo ainda a pesquisa feita em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 2º tri de 2019 foi de R$ 43,122 bilhões, passou a R$ 27,720 bilhões no ano passado e chegou a R$ 41,140 bilhões de abril a junho deste ano. 

Diante desses dados que revelam o aumento por buscas no ramo do franchising, para que não ocorra históricos relacionados à prejuízos e má reputação, todas as unidades de franquias precisam estar alinhadas com a missão, valores e visão da rede matriz, e para isso, todas as informações de negócio e de âmbito organizacional e cultural devem ser transmitidos entre franqueador e franqueado, de forma efetiva, com clareza e objetividade. É a comunicação que contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos e manter a integração.

Você já parou para pensar que toda crise começa por uma falta ou por uma falha de comunicação?

Sem uma comunicação adequada, muitos obstáculos aparecem e interferem no trabalho. Com uma boa comunicação dentro de uma rede de franquia, o gestor consegue compartilhar com transparência o foco e o objetivo a serem atingidos, e com a comunicação a integração de todos os funcionários passam a ser em prol de um objetivo comum. 

De acordo com o Google, o tema sobre comunicação nas empresas apresentou uma busca de 81%, em junho de 2021, o que revela que o assunto está sendo abordado de forma mais abrangente. Ainda de acordo com o buscador, o termo comunicação entre franqueados e franqueadores cresceu 59% em 2020.

Por esta razão, realçar ainda mais a importância da comunicação dentro das redes de franquias é um dos processos fundamentais para criar um relacionamento de confiança, estabelecer metas e modelo de trabalho que sejam adequados a todos. 

Pensando nisso, separamos 8 dicas ao franqueador a fim de manter uma comunicação efetiva, contínua, flexível e eficiente:

  1. Crie o hábito de manter o contato com os franqueados;
  2. Estabeleça um canal de comunicação diário ou semanal (Chamada de vídeo, ligação, e-mail etc);
  3. Trabalhe através de um sistema otimizado (como intranet e/ou sistema de gestão sendo possível acompanhar as demandas dos franqueados);
  4. Esclareça as informações e /ou dúvidas;
  5. Faça parte do trabalho dos franqueados, participando e auxiliando;
  6. Estabeleça um cronograma de feedback aos franqueados;
  7. Permita receber novas ideias dos franqueados;
  8. Crie uma relação empática entre você e o franqueado para que realizem os mesmos objetivos.

(*) Leandro Rampazzo é CEO da agência de publicidade full service Godiva Propaganda e Diretor do Comitê de Franqueados do IBF - Instituto Brasileiro de Franchising.

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