Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copel vê espaço para alta de preços de energia e está mais contida na comercialização

13 nov 2025 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

A Copel vê espaço para uma subida de preços da energia de curto prazo por motivos estruturais do setor elétrico brasileiro, mesmo que fatores conjunturais como as chuvas possam representar pressão baixista, disseram executivos da companhia elétrica nesta quinta-feira.

Linhas de transmissão de energia
22/11/2023
REUTERS/Kacper Pempel
Linhas de transmissão de energia 22/11/2023 REUTERS/Kacper Pempel
Foto: Reuters

Em teleconferência de resultados, o diretor da Copel Comercialização, Rodolfo Lima, disse que a empresa está "ponderando" a velocidade de vendas de energia no curto prazo, com movimentos mais contidos na comercialização para poder capturar preços melhores no futuro.

O CEO da Copel, Daniel Slaviero, destacou que os preços de energia no Brasil ainda estão "aquém do potencial", considerando mudanças regulatórias recentes que buscaram aproximar os preços spot dos custos de operação do sistema elétrico.

"Você vai precisar trabalhar com energia mais descontratada no curto prazo para capturar esses preços melhores de energia, acima de R$250, R$280, que temos visto", afirmou.

Ainda na teleconferência, Slaviero afirmou que a Copel não está estudando ativamente a aquisição de nenhum ativo neste momento, já que enxerga "bom espaço" para investimento orgânico. Ele destacou principalmente os aportes na distribuidora de energia, que visam incrementar a base de ativos da concessionária para a revisão tarifária programada para 2026.

Sobre a migração da Copel ao Novo Mercado da B3, a empresa espera concluir o processo até o fim deste ano, se obtiver aprovação em assembleia de acionistas preferencialistas marcada para a próxima segunda-feira, disse Slaviero, acrescentando que isso abrirá caminho para anúncio de distribuição de dividendos.

Questionado sobre eventual pagamento de dividendos extraordinários em função das mudanças na tributação relacionadas ao Imposto de Renda, o CEO disse que a Copel anunciará "nas próximas semanas o que pretende fazer", observando porém que o tema ainda depende de sanção do presidente Lula.

"Mas evidentemente tem um fato novo, que requer diligência da companhia em olhar e fazer o melhor, considerando o balanço... Estamos preocupados em atrair novos investidores, tem que ter um ponto ótimo", disse o executivo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade