Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como investir no conceito ESG no mercado brasileiro: assista

Veja as três opções indicadas por especialista para investir no conceito ESG

13 fev 2023 - 09h38
Compartilhar
Exibir comentários
Como investir no conceito ESG no mercado brasileiro:

O conceito de ESG (do inglês environmental, social and governance) surgiu para mensurar o quanto uma empresa é comprometida com os conceitos ambientais, sociais e de governança.

“Ou seja, basicamente ele mede o quão comprometida é uma empresa e o quão sustentável ela pode ser para o ambiente em que ela está inserida”, explicou Heitor de Nicola, sócio da Acqua Vero Investimentos.

De acordo com Nicola, o conceito vem ganhando força nos últimos anos e está sendo cada vez mais exigido por parte das grandes empresas: “Segundo uma pesquisa recente da Deloitte, cerca de 75% dos investidores usam algum tipo de indicador ESG antes da sua tomada de decisão”, afirmou.

Quais as opções para investir no conceito ESG

Há três opções para investir no conceito ESG, segundo Heitor de Nicola:

  • • Ações

É possível investir em ESG através de ações de empresas comprometidas com esse conceito. As companhias podem fazer fazer isso por meio da sua cadeia de suprimentos ou até ter isso como produto principal, como por exemplo energia renovável.

  • • ETFs

Os ETFs (Exchange Traded Fund), são basicamente fundos de índices negociados em Bolsa. Há os ETFs que investem através do conceito ESG, como por exemplo o ESGB11.

  • • Fundos de investimento

O investidor encontra no mercado fundos de investimento que têm dentro de sua tomada de decisão alguns parâmetros ESG.

Identificação de fundos sustentáveis

No caso dos fundos de investimento, de acordo com a Anbima, desde janeiro de 2022, as instituições financeiras devem identificar fundos com objetivo/mandato de investimento 100% sustentável. Eles levam o sufixo IS (Investimento Sustentável) no nome e nenhum investimento pode comprometê-lo.

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

Também podem ser reconhecidos os fundos que integram aspectos ESG em seu processo de gestão, mas não têm o investimento sustentável como objetivo principal. 

Apesar de não poderem usar o sufixo IS, eles podem ser identificados por utilizarem a frase “esse fundo integra questões ASG em sua gestão” nos materiais de venda voltados aos investidores.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade