PUBLICIDADE

Comitê de Marketing: iniciativa que fortalece uma franquia

Os comitês de franqueados visam melhorar a comunicação com a rede, sendo uma oportunidade aos franqueados de expor sua visão.

2 dez 2021 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
No Comitê de Marketing, franqueados se reúnem para discutir assuntos relativos à gestão de marketing, com caráter colaborativo
No Comitê de Marketing, franqueados se reúnem para discutir assuntos relativos à gestão de marketing, com caráter colaborativo
Foto: Unsplash

A expansão das redes de franquias acontece rapidamente, o que mostra o rumo natural de um empreendimento de sucesso. O faturamento do setor de franchising apresentou variação positiva de mais de 48% no 2º trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

Conforme o número de franquias aumenta, a comunicação precisa ser observada com mais atenção para manter organizada as informações entre franqueador e franqueado.

A transparência e a clareza são fundamentais para manter o processo do Comitê de Marketing consistente e bem estruturado. Este recurso promove a interação entre franqueados e conta com a participação dos envolvidos em assuntos específicos como marketing, produtos, vendas, estratégias e operações, que por sua vez permite um crescimento mais estratégico da marca. 

É uma gestão participativa que estabelece reuniões para entender mais sobre as demandas do mercado e compreender as opiniões dos franqueados.  

E qual a importância do Comitê de Marketing?

Atualmente, as empresas têm a consciência de conhecerem mais o meio em que atuam, levando em consideração os propósitos e intenções de se manterem ativas e fidelizar mais clientes. E cada vez mais, as pessoas buscam por negócios que possuam algum sentido não somente lucrativo, mas também que tenham alguma influência positiva na sociedade. 

Uma pesquisa brasileira de 2020 realizada pelo Instituto Akatu e pela Globe Scan, mostrou que a população está atenta à atuação socioambiental das empresas, onde mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente e reduzam seu impacto nas mudanças climáticas. E 65% dos entrevistados esperam que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Durante o Comitê de Marketing, franqueados se reúnem para discutir assuntos relativos à gestão de marketing, com caráter colaborativo, a fim de terem informações sobre o uso dos recursos do fundo. Onde ocorre o compartilhamento de opiniões, sugestões e estratégias de marketing para a rede franqueadora. Entender o meio em que atua, quais as metas, objetivos e propósitos são fatores que motivam as ações de um plano de marketing, para que a execução dos planos seja altamente eficaz. 

Os instrumentos do processo dão vozes a franqueados de diversas regiões, que apresentam diferenças culturais, e querem fazer parte do crescimento da franquia, por meio de campanhas e ações de marketing que se adequem ao contexto de cada região.

As decisões terão impactos significativos no futuro da rede e, consequentemente, são responsáveis pelo desenvolvimento do negócio, como por exemplo: pelo fortalecimento da marca, pela evidência do produto, pela criação de promoções e melhoria do atendimento, além de promover a motivação e engajamento. No entanto, os Comitês de Marketing são, em sua maioria, consultivos; a decisão final pertence à franqueadora.

O Comitê de Marketing eficiente é o reflexo do grau de maturidade de uma rede de franquias a fim de trazer muitos benefícios às unidades. Ao promover uma comunicação objetiva e clara, os erros nos processos dentro de uma franquia são menores e com chances de que os processos atinjam o êxito. Por meio do Comitê, os franqueados e franqueadores poderão ter informações sobre Metas e Objetivos, Organização de Trabalho, Competitividade, Posicionamento no Mercado, Entender melhor o Público-Alvo, Mensurar os Resultados e saber mais sobre as Tendências do Negócio.

Na Godiva Propaganda temos o know-how adequado para auxiliar nossos clientes em relação à Comitês de Marketing. Seja na formatação, práticas ou estatuto. Por meio do Franchising Inteligente, proporcionamos toda a consultoria necessária para o estabelecimento de Comitês de Marketing em redes de franquias.

(*) Leandro Rampazzo é CEO da agência de publicidade full service Godiva Propaganda e Diretor do Comitê de Franqueados do IBF - Instituto Brasileiro de Franchising.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade