0

Classe média alcança 50% da população brasileira

10 set 2010
11h57

A classe média brasileira chegou a 50,5% da população no Brasil, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) baseada nos dados da última Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD).

"Em 1992, a classe C representava um terço da população brasileira, o que significa que ela vem crescendo 34%", afirma Marcelo Neri do Centro de Políticas Sociais (CPS/FGV) e coordenador do estudo. Em seis anos, houve uma inversão da proporção entre as Classes D e E e a Classe A e B, que hoje é praticamente um terço da população.

Segundo a pesquisa, 29 milhões de pessoas entraram na classe C em seis anos. A classe A, no entanto, foi a que mais cresceu proporcionalmente no período, seguida da classe B. Um milhão de pessoas saiu da linha da pobreza no ano passado. E três milhões de pessoas entraram na classe C vindo, predominantemente, das classes D e E que diminuíram.

Entre os destaques, o crescimento da renda média da população de 2,04%, no ano em que o Produto Interno Bruto (PIB) decresceu 0,2%.

» Siga o Terra no Twitter

Fonte: Invertia Invertia
publicidade