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Suíça tem mercado pequeno e domínio das alemãs

Na Suíça, nosso primeiro adversário, modelos da Volkswagen, Mercedes e BMW tomam conta das ruas

17 jun 2018 - 12h04
(atualizado em 22/6/2018 às 16h01)
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A Suíça - time contra o qual o Brasil entra em campo hoje, na Rússia - é um pequeno país (41.285 km2, ou menos do que o Estado do Rio Grande do Norte) espremido entre a França, Alemanha, Itália e Áustria. Embora o mercado interno de automóveis seja pequeno, a Suíça promove anualmente um dos salões mais importantes do mundo, em Genebra. O salão não é muito grande, mas sempre atrai lançamentos de peso das marcas europeias. Veja também, os carros do Japão No ano passado, foram emplacados no país somente 314.028 veículos. Como comparação, esse número equivale a mais ou menos um mês e meio de vendas no Brasil. O país não tem montadoras de volume, mas apenas pequenos fabricantes artesanais de automóveis. A marca mais conhecida é a Rinspeed, que praticamente todo ano prepara um protótipo para atrair as atenções na exposição de Genebra. Nas ruas, os carros alemães dominam o cenário. Dos dez mais vendidos no ano passado, oito são do vizinho do norte. O modelo campeão de licenciamentos foi o Skoda Octavia, com apenas 9.066 unidades. A Skoda fica na República Checa, e pertence ao grupo Volkswagen.

Eis a lista dos dez mais da Suíça:

1 - Skoda Octavia:

9.066 unidades

2 - VW Golf:

8.427

3 - VW Tiguan:

6.091

4 - VW Polo:

4.854

5 - Mercedes-Benz Classe C:

4.223

6 - Fiat 500:

3.965

7 - Mercedes-Benz GLC:

3.861

8 - BMW Série 2:

3.607

9 - BMW X1:

3.603

10 - VW T6

(van): 3.575 Entre as particularidades do mercado suíço, em dezembro do ano passado os modelos de passeio com tração integral superaram 50% de participação nas vendas, alcançando 53,2%. É uma tendência do país, que pode ser explicada por causa do inverno rigoroso e da incidência de neve. Em 2015, os modelos 4x4 representavam 40,4%, volume que chegou a 44,2% em 2016. E, embora os modelos com motor a gasolina representem a maioria do mercado (58,4%), os modelos eletrificados (híbridos e elétricos) estão crescendo. No ano passado, eles representaram 5,6% das matrículas.

Estadão
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