Cannes: campanha "Formas estúpidas de morrer" bate recorde
O festival de criatividade de Cannes premiou no último final de semana as melhores ideias de publicidade, com destaque para a criação australiana para o sistema de metrô local, chamada de "Dumb ways to die" ("Formas estúpidas de morrer", em tradução literal). Nas categorias de rádio, vídeo, relações públicas, direta e integrada, a ação que promove a segurança nos trens e estações levou cinco Grand Prix - o maior número de prêmios já conquistado por uma campanha no festival, segundo o jornal The Guardian.
» Propaganda brasileira leva prêmio mais importante
» Viral mais visto era "imprevisível", diz agência
O vídeo criado pela McCann Melbourne mostra criaturas simples e engraçadas morrendo de maneiras bizarras. Colocar fogo no próprio cabelo, cutucar um urso pardo com vara, tirar o capacete de astronauta no espaço, vender os dois rins na internet, fantasiar-se de alce durante a temporada de caça, estão entre as formas estranhas, que sempre vêm acompanhadas de uma com relação à segurança no metrô, como ficar próximo da borda da plataforma ou atravessar a linha do trem.
A campanha cômica superou o vídeo "Conheça os super-homens", que mostra paraatletas e suas histórias antes da Olimpíada de Londres 2012. "Quando você tem alguns trabalhos excepecionais, de certa forma é trágico não ter uma premiação maior, mas só podemos ter um único Grand Prix", afirmou o presidente do júri neste ano, John Hegarty.
Brasil
O Brasil teve neste ano sua melhor participação no festival, com um total de 115 leões conquistados. O número superou com larga vantagem a edição de 2013, quando foram 79 leões. A grande vencedora foi a agência Ogilvy Brasil, que levou 35 prêmios, entre eles dois Grand Prix e o título de "agência do ano". A campanha Real Beauty Sketches (Retratos da Beleza Real), feito para a marca Dove, venceu o prêmio máximo do festival, o Grand Prix Titanium, que não é dado todos os anos obrigatoriamente.