Anúncio de Trump após reunião com Xi Jinping será 'vitória' para agricultores dos EUA, diz Bessent
Secretário do Tesouro dos EUA fez afirmação na rede social X, mas não forneceu mais detalhes sobre possível anúncio
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou em publicação no X, na noite desta quarta-feira, 29, que o anúncio do presidente Donald Trump, a ser realizado após o encontro com o presidente da China, Xi Jinping, "será uma vitória retumbante" para os "grandes agricultores" americanos.
Na publicação, o secretário não forneceu mais detalhes sobre o possível anúncio. Como mostrou o Estadão, em retaliação às tarifas impostas por Trump, a China, que é o maior cliente americano, se recusa a comprar a soja dos EUA desde maio - o que tem prejudicado fazendeiros no país.
O Brasil, no entanto, tem se beneficiado do embargo da China à soja americana, se consolidando como superpotência mundial: o que seria um excedente de uma colheita farta se transformou em estoque valorizado.
As exportações brasileiras de soja devem alcançar 110 milhões de toneladas em 2025, o que, segundo o governo brasileiro, compensa integralmente as exportações perdidas por causa da tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros.
Na publicação desta quarta-feira, Bessent também chamou as senadoras democratas Elizabeth Warren e Amy Klobuchar, de "fracassadas". O secretário afirmou que elas não conseguiram impedir o sucesso eleitoral "de um de nossos grandes aliados na América Latina", se referindo ao presidente da Argentina, Javier Milei, que conquistou vitória nas eleições legislativas de seu país.
Bessent ainda as criticou pela continuação do shutdown, a paralisação da máquina pública dos EUA, que se estende há 29 dias, o que a posiciona como a segunda maior da história americana.
"Se vocês decidirem aumentar ainda mais seu legado de fracasso votando para manter o governo fechado durante o feriado de Ação de Graças, arruinando o principal dia de viagens para as famílias americanas, vocês duas deveriam se envergonhar", escreveu.