Ação da ARM salta 12% com volta de rumor sobre Apple
As ações da desenvolvedora de chips ARM chegaram a saltar até 32% nesta quinta-feira, impulsionadas por rumores renovados de que a companhia pode ser alvo de uma oferta de sua cliente Apple.
Às 9h05 (horário de Brasília), as ações da ARM subiam 12,45%, cotadas a 308,4 centavos de libra, depois de terem atingido mais cedo o maior valor desde 2002, a 362,4 centavos de libra.
"Estamos ouvindo um rumor antigo de que a Apple quer fazer uma oferta por eles", disse um operador. Uma porta-voz da ARM informou que a empresa não recebeu contatos de interessados e afirmou que uma aquisição pela Apple não faria sentido.
O comentário reiterou as declarações do presidente-executivo, Warrem East, e do presidente da ARM, Tudor Brown, no mês passado. Representantes da Apple não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
A ARM tem se beneficiado do lançamento do novo iPhone e de fortes vendas do iPad, dois produtos da Apple que analistas afirmam utilizar tecnologia da ARM.
O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, exibiu uma fotografia de um chip da quarta geração do iPhone na terça-feira. O processador trazia o nome da ARM claramente impresso, na primeira confirmação do executivo de que a tecnologia da companhia britânica está presente em produtos da Apple.
O analista Nick James, da Panmure Gordon, disse que a probabilidade da ARM receber uma oferta da Apple ou de qualquer outra empresa é muito baixa por causa do modelo de negócios adotado pela empresa, de licenciamento de sua tecnologia para uma grande comunidade de fabricantes de processadores.
Ele afirmou que a alta nas ações da ARM deve-se a avaliações cada vez mais positivas sobre as perspectivas para o mercado de tablets, inaugurado pelo iPad.
"A resposta ao iPad tem ficado bem acima das expectativas e não vai levar muito tempo para as pessoas começarem a perceber o potencial dessa classe de aparelho", acrescentou James. "Acreditamos que no longo prazo, 10 anos, ele pode se aproximar da disseminação atingida pelo telefone celular."