Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

6 dicas do Banco Central para você identificar notas falsas

A Polícia Federal fez diversas operações e encontrou 24 laboratórios usados para produção de dinheiro falso

22 ago 2022 - 13h52
Compartilhar
Exibir comentários

Desde e começo da pandemia, a Polícia Federal fez diversas operações e conseguiu fechar 24 laboratórios usados para produção de dinheiro falso. Essas operações impediram a circulação de mais de 250 mil notas falsas.

Foto: iStock

De acordo com a PF, as notas de R$100 respondem por mais de 40% das falsificações, enquanto as notas de R$50 ficam pouco atrás, com 37%.

Assim, o Banco Central (BC) divulgou alguns cuidados que valem a pena tomar antes de receber as notas.

1- Veja a marca D’água:

Coloque a nota contra a luz e veja na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro.

2- Veja o fio de segurança:

Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare que o fio só está presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais.

3- Sinta o alto-relevo:

Pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota. Por exemplo: na frente, na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, nas laterais e nos números indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, somente no número inferior esquerdo). Nas notas de 20, 50 e 100 reais, você pode sentir o relevo também no verso: na legenda “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, no animal e no número indicativo de valor.

4- Veja o quebra-cabeça:

Coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.

5- Descubra o número escondido:

Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o valor da nota aparecer nas áreas indicadas.

6- Descubra os elementos Fluorescentes:

Sob luz ultravioleta, você vê que:

• o número do valor da nota aparece na frente, na área indicada;

• a numeração de série vermelha fica amarela;

• pequenos fios se tornam visíveis na cor lilás.

Vale lembrar que passar nota falsa, ainda que sem intenção, pode ocasionar crime, então essas dicas podem ajudar nesta situação.

Foto: Divulgação Banco Central
BM&C News
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade