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5 dicas pra implementar jornada de inovação em seu negócio

A Samba Digital listou cinco passos essenciais para implementar a inovação de forma efetiva nas instituições.

10 jan 2022 - 07h30
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De acordo com a pesquisa Ace Innovation Survey 2020 há uma maior preocupação com a jornada de inovação nos negócios
De acordo com a pesquisa Ace Innovation Survey 2020 há uma maior preocupação com a jornada de inovação nos negócios
Foto: Tammy Duggan-Herd / Pixabay

Investir em inovação é uma das ações mais importantes que as empresas estão realizando atualmente. Esse cenário certamente foi alavancado pela pandemia de Covid-19, que fez com que as companhias tivessem que se reinventar para continuar operando e atendendo as diferentes demandas dos consumidores. 

E essa iniciativa já se mostrou extremamente positiva do ponto de vista dos líderes e gestores, que observaram melhoras tanto nos processos internos quanto no desenvolvimento de novos produtos.

De acordo com a pesquisa Ace Innovation Survey 2020, realizada pela aceleradora ACE Startups com profissionais de pequeno, médio e grande porte, há de fato uma maior preocupação com a jornada de inovação nos negócios. Segundo o material, 74% dos entrevistados afirmaram ter projetos de inovação em um horizonte de médio prazo. Outros dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostram que 80% das indústrias de médio e grande porte registraram maior lucro e produtividade após investirem em inovação entre 2020 e 2021.

5 dicas pra implementar jornada de inovação em seu negócio:

A Samba Digital, unidade de negócios focada em transformação digital criada pela Sambatech, listou cinco passos essenciais para implementar a inovação de forma efetiva nas instituições. Confira:

1. Invista em líderes com perfil inovador

Para criar um ambiente de inovação é preciso fazer com que essa cultura chegue a todos os colaboradores da empresa – o que só é possível por meio de líderes que de fato acreditem no projeto e tenham a capacidade de fazer os times trabalharem em conjunto em busca desse mesmo objetivo. 

“Os líderes possuem papel central nas empresas, principalmente no engajamento e motivação das equipes. É essencial que as competências deste profissional estejam alinhadas com a cultura e as estratégias da corporação”, analisa Mateus Magno, Co-CEO da Samba Digital.

2. Estabeleça uma cultura organizacional que incentive a inovação

Ainda segundo a pesquisa da ACE, quando os respondentes foram questionados sobre “os ingredientes mais importantes para a inovação ser bem-sucedida na organização”, 69% das respostas foram “ter a cultura certa para promover e apoiar a inovação”. 

Na visão do Mateus, para que a transformação digital de fato aconteça é fundamental que todo o time se sinta provocado e inspirado a participar dessa mudança, incorporando ao seu dia a dia o mindset da inovação e colocando em prática as metodologias ágeis e sempre buscando melhorar os processos e produtos da companhia.

3. Busque ferramentas para apoiar a inovação

Porém, de nada adianta ter um ambiente inovador e colaboradores dispostos a ajudar, e não utilizar de ferramentas que irão apoiar essa transformação. 

“A tecnologia permite o uso de sistemas e soluções que ajudam na implementação e incentivo à jornada de inovação, com softwares e plataformas que facilitam a geração de insights estratégicos, além de permitir a gestão e o controle dos processos de forma automatizada”, observa o especialista.

4. Estabeleça parcerias para implementar a jornada de inovação no seu negócio

Utilizar soluções modernas é um desafio muito grande, principalmente para as empresas mais tradicionais ou aquelas de grande porte que nunca tiveram a tecnologia no centro do negócio. Para agilizar essa transformação nos negócios, uma saída pode ser firmar parcerias com outras organizações que já tenham essa cultura de inovação muito bem internalizada. 

“Muitas companhias têm investido nos programas de Open Innovation justamente para poder realizar colaborações com startups tanto para projetos internos quanto para a criação de estratégias de go-to-market”, conta Mateus.

5. Se necessário, mate o negócio

Ainda que pareça um tanto radical, o conceito por traz dessa dica é simples: para manter um olhar para o futuro, acompanhar as tendências e se antecipar a elas, entregando produtos e serviços úteis e relevantes para os consumidores, as empresas precisam ter coragem de se reinventar, o que muitas vezes pode significar mudar totalmente os produtos e soluções oferecidos, praticamente “matando” o negócio que se tinha até então. Reflita sobre isso! 

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