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YouTube inaugura teatro em SP para levar criadores de conteúdo digital para o palco; conheça projeto

No Conjunto Nacional, o Teatro YouTube é inaugurado nesta quinta, 18, com o musical 'Hip Hop Hamlet' e quer incentivar a produção de conteúdo de qualidade, na presença do público

21 dez 2025 - 15h45
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O Teatro YouTube, o primeiro da marca no Brasil, abre suas portas nesta quinta-feira, 18. Para os frequentadores de teatro em São Paulo, o espaço é um velho conhecido: o antigo Eva Herz - que agora virou nome da sala.

Espaço multiuso, o Teatro YouTube está dentro da Galeria Magalu, uma megaloja do Magazine Luiza instalada dentro do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde até abril de 2024 funcionava a Livraria Cultura.

Reformado e com o característico símbolo da plataforma de vídeo do Google em sua entrada, o teatro terá uma nova característica em sua programação.

A entrada do novo Teatro YouTube. A sala ganhou o nome de Eva Herz, em homenagem ao antigo teatro que funcionava no local
A entrada do novo Teatro YouTube. A sala ganhou o nome de Eva Herz, em homenagem ao antigo teatro que funcionava no local
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Embora as peças permaneçam - a estreia é com o musical Hip Hop Hamlet, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, uma releitura contemporânea do clássico do dramaturgo William Shakespeare que ficará em cartaz até março de 2026 -, o teatro quer colocar no palco criadores de conteúdo digital.

Um caminho inverso, com objetivo de aproximar quem está por trás das telas de seu público - que também terá que sair de casa para viver uma experiência, digamos, analógica. O slogan do teatro é "O play virou palco".

As noites, de terça a domingo, serão dedicadas ao teatro e shows. As manhãs e tardes, aos criadores - ou youtubers - que falam sobre games, esportes, culinária, educação, entre outros temas. São eles que vão alimentar as sessões. "Queremos dar espaço para dar vida presencial a essas pessoas que estão essencialmente no mundo digital, para que os fãs vejam de perto e se aproximem desses criadores", diz Luiz Calainho, da Aventura Entretenimento, empresa que assumiu a curadoria do teatro.

Dois nomes são citados por Calainho: A Cazé TV, do empresário Casimiro Miguel, e o ator Rogério Vilela, apresentador do podcast Inteligência Ltda. Tudo, porém, ainda em fase de negociação. Os criadores só devem assumir o palco efetivamente em 2026.

De acordo com Calainho, o Teatro YouTube no Brasil tem características diferentes do outro que existe no mundo, o da Califórnia. "O dos Estados Unidos não tem essa curadoria artística. Aqui terá, pois temos uma pujança quando o assunto é arte e cultura", diz.

Teatro quer levar os criadores digitais para o palco, para perto do público
Teatro quer levar os criadores digitais para o palco, para perto do público
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Além de conteúdo, há uma questão empresarial. Segundo Calainho, o Magalu, em sua condição de varejista, também está disposto a convidar as indústrias, que contratam criadores e influenciadores, a usar os horários disponíveis na agenda do teatro. O equipamento disponível poderá tanto fazer transmissões ao vivo quanto gravar em alta qualidade.

A parceria do YouTube com o Magalu é de um ano e meio. O Google, dono da plataforma, não divulgou o valor investido na compra do naming right do teatro. A parceria espelha o que o Magalu fez nesta sua megaloja - levar suas marcas online para uma loja física.

Antes mesmo da abertura para o público, o teatro abrigou a volta do projeto YouTube Music Nights. Uma das artistas recebidas foi a cantora Gloria Groove, que adaptou a apresentação que fez no festival The Town, em setembro de 2025, para o espaço de 162 lugares. O show já está no ar na plataforma. A cantora Carol Biazin também gravou - a apresentação entra no ar no dia 10. Uma nova temporada está prevista para começar entre fevereiro e março.

De acordo Sandra Jimenez, diretora de parcerias musicais do Youtube para a América Latina, o YouTube acompanhará de perto o conteúdo do teatro. Haverá um processo para a aprovação. As regras incluem, por exemplo, não violar as normas da plataforma e produzir conteúdo com frequência. Os criadores não pagarão nada para estar no palco.

"Queremos incentivar os criadores. Imagina um criador que nunca teve plateia... Será um upgrade para eles", diz Sandra. "São artistas que começam no quarto, muitas vezes, que fazem cover. Eles terão um conteúdo produzido com qualidade, até para incentivá-los com as nossas melhores práticas", complementa.

O Teatro YouTube está dentro do ecossistema da Galeria Magalu, que levou suas lojas virtuais para um espaço físico
O Teatro YouTube está dentro do ecossistema da Galeria Magalu, que levou suas lojas virtuais para um espaço físico
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Um dado incentiva a empresa pensar dessa forma: atualmente, 80 milhões de brasileiros assistem ao conteúdo disponível no YouTube pela TV, o que exige uma qualidade mínima de imagem e de som. "Quem não está preparado, precisa correr atrás", afirma Sandra.

A executiva afirma que, se não em 2025, um teatro com o nome YouTube no País era um projeto que estava entre as prioridades do Google Brasil. "O espaço disponível e o convite do Fred Trajano para ocuparmos o teatro [CEO da Magalu] apenas acelerou o processo".

Sandra é mais evasiva quando questionada se um próximo passo seria criar um festival, misto ou apenas de música, com o nome YouTube. "Quem sabe. Não digo nunca. Primeiro, vamos celebrar o teatro. Já temos uma conexão com o Coachella [festival anual que ocorre no Deserto da Califórnia]", diz.

Antes de chegar ao teatro, as obras da Pinacoteca

No térreo, na entrada da loja, é possível ver obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo
No térreo, na entrada da loja, é possível ver obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Para chegar ao Teatro YouTube, é preciso passar por dentro da Galeria Magalu, assim como já ocorria quando ali funcionava a Livraria Cultura. Porém, há uma diferença. Há vendedores por toda a parte com a tradicional pergunta: "posso ajudá-lo?". A possibilidade de ser abordado com uma oferta de cartão de crédito da loja também é real.

Mas, antes de tudo isso, na entrada da loja que dá para a Alameda Santos, há um espaço dedicado às obras de artes do acervo da Pinacoteca de São Paulo. Uma ideia de Fred Trajano, que é conselheiro do museu, um dos mais importantes do País.

A exposição foi batizada de Jogo de Cena - obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo, com curadoria de Jochen Volz, diretor-geral do museu. As obras serão trocadas periodicamente.

Agora, na abertura - a loja foi inaugurada em 9 de dezembro - estão expostos, por exemplo, três tótens em cerâmica da artista goiana Kassia Borges, além da série de esculturas Comediantes, do artista plástico pernambucano Francisco Brennand. O painel Onde a Linha Equilibra o Eu, da multiartista paulistana Soberana Ziza, também é destaque na entrada da loja.

Estadão
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