Rita Êlmor se realiza com sua estreia na comédia em 'Separação?!'
O rosto exótico e as feições quase tristes de Rita Êlmor sempre foram utilizados para personagens extremamente densos no teatro. Tanto que a semelhança física com a escritora Clarice Lispector levou a atriz a protagonizar a peça Que Mistérios tem Clarice?, de Luiz Arthur Nunes. No entanto, após anos mergulhada na dramaticidade dos palcos - onde conquistou reconhecimento como atriz -, há tempos Rita já estava obcecada pela ideia de experimentar a comédia. Foi justamente quando surgiu um teste para interpretar a bem-sucedida Anete no seriado Separação?!, da Globo. Antes do teste, porém, ela preparou diversas características engraçadas para inserir na personagem, a perspicaz e bipolar chefe de Agnaldo, vivido por Vladimir Brichta. "Cheguei no teste e me pediram para tirar tudo que tinha preparado. Saí arrasada, com certeza que não tinha passado. Esse era justamente o trabalho que eu queria fazer! Nem acreditei quando me ligaram, falando que o papel era meu", comemorou.
Mas o nervosismo da atriz com a personagem não durou muito. Depois de se sentir completamente aérea no primeiro dia de gravação, logo esta paulistana criada no Rio começou a entender o clima do texto ágil de Fernanda Young e Alexandre Machado. "Eles fazem uma linguagem televisiva, mas tem um tom a mais que é bem teatral, ultrapassa o naturalismo. Queria muito fazer esse tipo de comédia agora. Já me virei pelo avesso em papéis dramáticos e estava sentindo falta dessa leveza", argumentou.
Em seus trabalhos na TV, nas minisséries Os Maias e Capitu, a atriz de 36 anos sempre esteve enraizada no drama. Além dessas produções do diretor Luiz Fernando Carvalho, Rita não chegou a ter qualquer outra experiência na tevê em novelas ou seriados, por exemplo. A atriz, que é formada em Artes Cênicas e pós-graduada em Filosofia Antiga, preferiu dedicar os primeiros anos de sua carreira apenas para o teatro. Só recentemente começou a fazer testes para novelas, como Viver a Vida e Passione, até ser chamada para o elenco do seriado. "Tem gente que só faz tevê para levar público para o teatro. Eu gosto de TV. Sou uma atriz brasileira, não francesa. Já me sentia uma burguesa no teatro, com peças muito sofisticadas. Agora quero falar para o povo, para a minha empregada, minha manicure", avisou a atriz, com gestos largos, bem diferentes da contida Anete em Separação?!.
Essa expressividade latente em Rita se reflete também em sua atuação como professora de teatro. Além de ensinar prática e teoria teatral, a irrequieta atriz garante que também pratica pilates, balé clássico, musculação e corrida todos os dias. "Assim como os gregos, não separo o trabalho físico do intelectual. Dou a mesma importância para a minha alimentação quanto para os livros que leio", afirmou Rita, que ainda por cima se mostra uma mãe bem presente na criação do filho Luca, de 18 anos, que mora com a atriz num simpático apartamento no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. "Como fui mãe muito cedo, procurei dar uma criação muito careta para o Luca para equilibrar a minha pouca idade. Ele até já foi chamado para ser ator por ser bonito, mas não admitiria que ele entrasse na profissão pela beleza. Vai contra tudo que acredito nesse ofício", analisou.