‘A Fazenda 17’ termina como melhor reality do ano, com descancelamento recorde e grandes injustiças
Reality da Record revelou personagens interessantes e provocou turbilhão de sentimentos no público
Enquanto o ‘BBB25’ se despediu sob o rótulo de edição fracassada, com competidores sem coragem de jogar abertamente e uma final carente de emoção (a campeã, Renata Saldanha, sumiu da mídia logo depois), ‘A Fazenda 17’ termina após entregar tudo o que o público quer.
Teve personagens imperfeitos, reviravoltas surpreendentes (como as quatro expulsões), debates sociais — a exemplo do machismo execrável contra Duda — e uma dinâmica constante, onde não houve espaço para o comodismo.
Foi, sem dúvida, o reality mais vibrante do ano, ainda que não escape de contradições e injustiças que marcaram seu desfecho. Uma edição caótica, imprevisível e, sobretudo, profundamente humana.
A surpresa começou com o descancelamento recorde de Dudu Camargo. O apresentador entrou com imagem negativa devido a algumas polêmicas na carreira e vida pessoal. Em menos de uma semana se tornou o participante mais querido do público. A reversão de expectativa foi rápida e orgânica, sem roteiros forçados ou manipulações de edição.
O favoritismo antecipado não prejudicou o desenvolvimento do reality show. Sugiram outros protagonistas em diferentes momentos. Entre eles, Yoná Sousa e Rayane Figliuzzi. Pela relevante contribuição ao jogo, elas mereciam estar na final.
A eliminação precoce escancarou uma distorção clássica deste gênero de programa: quem mais se expõe nem sempre é quem chega ao fim. Passional, o público vota com a emoção ao invés de usar a racionalidade.
A saída de participantes interessantes resultou na diminuição de conflitos e do engajamento na reta final, e ressaltou a injustiça da manutenção por tempo excessivo (e não merecido) de ‘plantas’, a exemplo de Kathy e Walério.
Fabiano figurar entre os finalistas é o maior equívoco desta temporada. Ele não exerceu influência, passou a maior parte do tempo deitado e ainda fez declarações repugnantes sobre Duda.
No balanço, ‘A Fazenda 17’ não foi perfeita, mas se manteve viva do começo ao fim. Teve até críticas na imprensa ao desempenho da apresentadora Adriane Galisteu — que respondeu duramente — e participação especial de Boninho.
Em tempos de realities cada vez mais pasteurizados com resultados questionáveis, a produção da Record cumpriu a difícil missão de polemizar e entreter.