Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há quatro anos, Globo retomava novela interrompida pela pandemia

Trama da Globo começou em 2019 e ficou quase um ano fora do ar; novela só voltou a ser transmitida em 2021, com protocolos severos de segurança no set

1 mar 2025 - 07h33
Compartilhar
Exibir comentários
Regina Casé era uma das protagonistas de Amor de Mãe
Regina Casé era uma das protagonistas de Amor de Mãe
Foto: Reprodução/Globo / Contigo

Em 1º de março de 2021, há quatro anos, a Globo retomava a transmissão de Amor de Mãe, novela das nove interrompida pela pandemia. Escrita por Manuela Dias, a primeira fase da trama foi um grande sucesso, mas o fim atropelado com o retorno das gravações cercadas por protocolos de segurança severos atrapalhou a obra.

Momento histórico

A pandemia de Covid-19 paralisou o mundo e forçou mudanças drásticas em diversas áreas, incluindo a teledramaturgia. O jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, destaca que essa foi a primeira vez que a TV Globo foi obrigada a interromper uma novela das nove ainda em exibição. Amor de Mãe já vinha sendo bem recebida pelo público e pela crítica, mas, com as gravações suspensas, a história ficou incompleta por quase um ano.

A saída encontrada pela emissora, relembra o jornalista, foi reprisar sucessos anteriores para preencher o horário nobre. Assim, Fina Estampa e A Força do Querer foram exibidas como edições especiais enquanto a produção se reorganizava para retomar a novela de forma segura.

A Globo levou quatro meses para criar um rigoroso protocolo de segurança sanitária. As medidas incluíam o uso de macacões higienizados, testagem frequente do elenco e equipe, camarins individuais e eliminação de cenas com aglomeração.

Xavier recorda, ainda, que nas cenas que exigiam contato físico, separadores de acrílico eram utilizados e removidos digitalmente na pós-produção. As gravações foram retomadas em agosto de 2020, mas com um ritmo reduzido: ao invés dos tradicionais seis episódios semanais, apenas dois eram produzidos.

A volta de Amor de Mãe

Em 1º de março de 2021, Amor de Mãe voltou ao ar. Para ajudar os telespectadores a se reconectarem com a trama, a Globo exibiu 12 capítulos-resumo antes de iniciar os 23 episódios inéditos. A novela abordou a pandemia dentro da própria narrativa, mostrando os personagens lidando com o vírus e suas consequências.

Segundo o Teledramaturgia, essa abordagem dividiu opiniões: muitos espectadores elogiaram o realismo, enquanto outros sentiram que a temática reforçava o clima pesado da realidade da época.

O final da novela precisou ser acelerado devido às restrições das gravações. Personagens tiveram desfechos abruptos e algumas soluções narrativas pareceram forçadas, como o arco da personagem Vitória (Taís Araújo). Ainda assim, a atuação do elenco e a carga dramática intensa garantiram um encerramento digno para a história.

Apesar das dificuldades, Amor de Mãe conquistou média de 31 pontos na audiência, um resultado satisfatório para o contexto atípico. A novela foi aclamada por sua abordagem inovadora e pelo forte elenco, garantindo o Troféu Imprensa de Melhor Novela de 2021. Regina Casé e Chay Suede foram premiados como Melhor Atriz e Melhor Ator, respectivamente.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade