Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elenco de 'Morde & Assopra' se esforça para aprender paleontologia

17 mar 2011 - 07h52
Compartilhar
Márcio Maio

Os anos de experiência de Ary Fontoura, Adriana Esteves e Elizabeth Savalla somam mais de um século dedicados à televisão. Mas o trio de atores de "Morde & Assopra" parece reviver o frescor da estreia com a quantidade de novidades que tem de aprender nas cenas da novela de Walcyr Carrasco. A trama, que estreia no próximo dia 21, gira em torno do sonho da paleontóloga Júlia, papel de Adriana, de completar sua tese de doutorado e se mudar para Oxford, na Inglaterra. Mas, para isso, sua intérprete vai ter de dissertar sobre alguns conceitos da paleontologia, ciência que estuda animais e plantas do passado distante a partir dos fósseis desses seres. "Nossa, complicado isso! vamos ensaiar de novo?", indagou Savalla, antes de repetir, pela quinta vez, suas falas na sequência em que Júlia convence o prefeito Isaías, de Ary Fontoura, e a primeira-dama Minerva, de Savalla, a autorizarem escavações na pequena cidade de Preciosa, onde se passa a história.

A novela começa com Júlia no Japão, atrás da descoberta de uma nova espécie para sua tese. Mas um terremoto destrói suas chances e, lá mesmo, ela conhece o nerd Ícaro, de Mateus Solano, que alerta sobre a existência de material arqueológico na fictícia Preciosa. Lá, ela encontra Tiago, de André Bankoff, que tem conhecimento sobre a existência de restos de titanossauros em alguns locais da cidade. Entre eles, a fazenda do tinhoso Abner, mocinho de Marcos Pasquim. Mas o fazendeiro bronco não autoriza as escavações por estar endividado e não poder correr o risco de perder suas plantações de café. Por isso, a paleontóloga corre atrás de uma autorização na prefeitura. Mas tem de explicar porque é importante que esse trabalho seja feito. Tanto para ela quanto para o município. E logo consegue, em função da interesseira Minerva. "Não é uma preocupação com a cidade, mas sim de interesses pessoais. O que a Minerva quer é aparecer na mídia e se dar bem com esses ossos", adianta Adriana, que já protagonizou outra novela de Walcyr Carrasco, O Cravo e a Rosa, em 2000.

O ensaio já começa em clima de festa. Isso porque se trata do primeiro dia de gravação de Ary Fontoura e de Elizabeth Savalla. Ela, aliás, fica preocupada com a quantidade de superlativos usados em seu texto. Sua personagem, pelo que se percebe, tem a mania de intensificar determinadas palavras dessa forma. Como na sequência. "Você terá o seu titanossauro inteiro. Inteiríssimo", vem escrito em seu texto. "Como vou achar o tom para esses superlativos", questionou, com ar aplicado. Mas logo a concentração se quebra, quando Ary, num caco em cena, a joga em seu colo. "Já vi que vamos rir muito aqui", prevê o ator, pouco antes de brincar com uma cara de malícia para Bárbara Paz, intérprete da vilã Virgínia. Na história, ela é uma assistente de Júlia que, na verdade, trama contra a chefa e tenta seduzir tudo e todos à sua volta. E, como arma, utiliza um decote gigante que valoriza suas formas. Ainda mais depois que a atrapalhada Maria João, secretária interpretada por Jurema Reis, derrama café em seus seios. "A intenção dela é levar vantagem o quanto pode. Estou gostando de explorar esse lado malvado na televisão", valorizou Bárbara.

A atriz, aliás, é a que mais repete suas palavras antes de entrar em cena. Mesmo sendo uma das que menos fala na sequência. Já Paulo Vilhena, que vive o gago Cristiano, chega a parecer gaguejar de verdade enquanto ensaia. E não se desconcentra nem mesmo ao desviar sua atenção para perguntar se deve se referir ao titanossauro como vegetariano ou herbívoro. Uma dúvida levantada pela protagonista Adriana. "Não sei o que seria de nós se não contássemos com uma boa equipe de consultoria", exclamou a atriz, referindo-se aos paleontólogos reais que acompanham o elenco em cenas que necessitam de mais informações técnicas. "Pena que quem tem de decorar todos esses termos técnicos somos nós", lamentou, em tom de brincadeira.

Morde & Assopra - Globo - Estreia dia 21 de março, às 19h25.

Na novela, Júlia (Adriana Esteves) quer autorização para escavação
Na novela, Júlia (Adriana Esteves) quer autorização para escavação
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra