Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Interação entre novelas e vida real faz sucesso na TV

19 out 2011 - 13h20
Compartilhar
MÁRCIO MAIO

Divulgar bem sua programação para os telespectadores deve ser uma das principais preocupações das emissoras. E, para isso, muitas vezes as redes lançam mão de estratégias que aproveitam espaços dentro de suas próprias produções. Seja gravando uma cena de algum folhetim dentro de um programa, gerando mídia para os dois lados. Ou inserindo contratados de outras áreas em sequências de novelas para promover um evento específico e de grande importância para a empresa. "Vidas em Jogo tem uma das maiores audiências do canal, o que a torna uma boa chance de chamar a atenção do público para os Jogos Pan-Americanos", destaca a jogadora de basquete Paula, mais conhecida como Magic Paula, contratada da Record para comentar as competições.

Luciano Huck fez o quadro 'Lata Velha' com o táxi da personagem Vilma (Arlete Salles)
Luciano Huck fez o quadro 'Lata Velha' com o táxi da personagem Vilma (Arlete Salles)
Foto: Divulgação

Paula acompanhou os atletas Fernando Scherer, Oscar Schmidt e Robson Caetano durante uma gravação na trama de Cristianne Fridman. Assim como eles, Luciano Huck também apareceu em algumas participações em novela interpretando a si mesmo. Como em Fina Estampa, recentemente, quando o apresentador garantiu o sustento da batalhadora Vilma, de Arlete Salles, consertando e repaginando seu táxi no quadro Lata Velha. Uma ação que não só divulgou um programa dentro do outro, mas se encaixou perfeitamente com a história da personagem. E, de quebra, ainda facilitou a vida da atriz. "O primeiro carro, velhinho, era horroroso. Na primeira vez que saí com ele, passando a marcha, o câmbio veio inteiro na minha mão", lembra.

Mas encaixar um programa de auditório dentro de uma cena de novela ¿ principalmente na reta inicial ¿ já é clichê nas emissoras. A Record, por exemplo, apresentou a personagem-título de Bela, A Feia, vivida por Giselle Itié, no palco do Melhor do Brasil". A plateia era do programa, mas o quadro, totalmente fictício. Em cena, Rodrigo Faro até pôde relembrar os tempos de ator. Mas sempre mantendo a espontaneidade característica de sua atuação no comando do programa. "Tinha de improvisar porque ali era o apresentador. Mas segui o roteiro, era preciso que todas as 'deixas' fossem respeitadas", lembra ele, referindo-se às palavras que antecedem as falas dos colegas de cena.

Cacau Melo também passou por situação semelhante quando aceitou protagonizar Amigas & Rivais, no SBT. O folhetim, adaptação fruto da parceria da emissora de Sílvio Santos com a mexicana Televisa, tinha como personagem principal uma jovem pobre que sonhava ser famosa. No original, sua idolatria era por Thalia. Já por aqui, em função do próprio "casting" reduzido do canal, Nicole tinha como diva - com direito a foto na cabeceira - a cantora e apresentadora Hebe Camargo. E já no primeiro capítulo a menina sonhava que chegava de helicóptero para uma apresentação especial no programa da loura. Claro, muito aguardada por fãs de todas as partes do país. "Abriram uma brecha na gravação dela e entregaram cartazes para a própria plateia segurar. Tudo foi explicado para que se comportassem como se eu fosse a maior estrela do momento", rememora Cacau, que grava agora a minissérie bíblica Rei Davi, prevista para estrear em janeiro, na Record. Essa, com toda a certeza, sem a presença de qualquer sinergia em suas cenas.

Carona na popularidade

Rodrigo Faro já marcou presença em outros folhetins da Record, mesmo tendo a função de apresentador da emissora. Duas delas, como ele mesmo. Além de Bela, A Feia, ele também apareceu em Ribeirão do Tempo, de Marcílio Moraes, que se encerrou no início do ano. Mas dentro de uma inserção de merchandising. E afirma que, mesmo com essas aparições, não sente vontade de voltar a atuar. "Em pequenas participações, até gosto. Mas estou bastante satisfeito como apresentador. Fui tão bem recebido dessa forma que não bate saudade", garante.

Algumas vezes, a própria novela entra, de alguma forma, em outro espaço da grade. Cacau Melo e Caio Castro, por exemplo, carimbaram seus passaportes para América e Malhação em concursos promovidos pelo Caldeirão do Huck. Antes deles, outros artistas conquistaram vagas na tevê da mesma forma. Como Flávia Alessandra e Adriana Esteves, que entraram em Top Model depois de uma competição entre atrizes no Domingão do Faustão. "Acho que essa é uma forma de misturar públicos. Leva o telespectador de um programa a assistir à novela e vice-versa", opina Cacau Melo.

Instantâneas

# O ex-atleta Robson Caetano já chegou a estudar Artes Cênicas. Mas isso não o fez ficar à vontade quando gravou cenas de Vidas em Jogo.

# Em Fina Estampa, Vilma, de Arlete Salles, cantou Vou de Táxi, música de Angélica, para ter seu carro reformado. A cantora, mulher de Luciano Huck, também fez uma aparição na trama, no palco do Caldeirão do Huck.

# Carlos Massa, o Ratinho, apresentador do SBT, fez sua estreia como ator interpretando um advogado em Vende-se um Véu de Noiva, novela de Íris Abravanel.

# Em 1980, Hebe gravou cenas da novela Cavalo Amarelo, da Band, ao lado da atriz Márcia de Windsor.

Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra