Humberto Martins é graduado em personagens cafajestes
No ar em Caminho das Índias, da Globo, Humberto Martins interpreta Ramiro, um empresário extremamente impulsivo, tanto nos negócios quanto no que diz respeito ao seu prazer. O ator está perfeito no papel, já que o público se acostumou a vê-lo como um mulherengo e, muitas vezes cafajeste, nas telas.
Casado com Melissa (Cristiane Torloni), Ramiro conquista as mulheres ao seu redor. Uma delas é a sua secretária, Wal (Rosane Gofman), que é completamente apaixonada por ele. Mas o empresário só tem olhos para mulheres finas e elegantes como a advogada Gaby (Ana Furtado). Incapaz de abandonar a mulher por um rabo de saia, ele acaba com o affair com Gaby quando Melissa começa a desconfiar da traição. Mas uma vez mulherengo sempre mulherengo. Tanto que ele morde a isca de Yvone (Letícia Sabatella), que, depois de tirar tudo do irmão dele, Raul (Alexandre Borges), agora planeja mais um golpe.
Em outra novela de Glória Perez na Globo, América (2005), Martins também viveu um cafajeste. Já nos primeiros capítulos da trama, ele mostrou seu caráter. Casado com Irene (Daniela Escobar), ele é flagrado na cama com a "maria beteira" Dedina (Samara Felippo). Como a mulher é interesseira, ele logo a acalma com o cartão de crédito, mas vai atrás da amante e dá uma lição nela. Assim como Ramiro, Laerte também não sossega. Depois ele ainda se interessa por May (Camila Morgado) e vai atrás dela em Miami só para ter uma noite de amor.
Insistente
Em sua última novela antes de Caminho das Índias, Beleza Pura (2008), também da Globo, Martins interpretou um galanteador insistente. Apaixonado por Joana (Regiane Alves), que amava Guilherme (Edson Celulari), ele tanto quis que conseguiu conquistá-la. Mas, no final, ficou com Helena (Mônica Martelli).
Em Kubanacan (2003), da Globo, Humberto Martins fez o papel do general Carlos Pantaleon Camacho, amante de Mercedes Montenegro (Betty Lago). Ele passou a novela toda tendo casos secretos até se apaixonar por Marisol (Danielle Winits).
Martins também foi mulherengo na minissérie global O Quinto dos Infernos (2002). No papel de Chalaça, conselheiro de Dom Pedro I (Marcos Pasquim), seu primeiro alvo foi a virgem Manoela (Danielle Winits), seguida de muitas outras mulheres que ele conheceu em suas noitadas ao lado do nobre.
A fama de galã de Humberto Martins vem de longe, desde o seu primeiro trabalho na TV. Em O Sexo dos Anjos (1989), ele já conquistava todas as mulheres que queria. No papel de Otávio, irmão da protagonista Isabela, ele encantava principalmente as funcionárias da corretora que dirigia (Isabela Garcia).