Truque da água na manteiga gera dúvidas no BBB26; especialista explica se funciona
Técnica mostrada por Jonas chamou a atenção de Sarah e Aline
No BBB 26, Jonas demonstrou um método de colocar água na manteiga para amolecê-la, mas o nutricionista Eduardo Grecco explicou que a técnica não é adequada, podendo aumentar o risco de contaminação por micro-organismos; o ideal é conservar a manteiga refrigerada.
“Colocar água na manteiga a deixa mole?” Esse foi o questionamento feito por Sarah após Jonas demonstrar o truque para ela e para Aline no Big Brother Brasil 26. A curiosidade tomou conta da cozinha nesta terça-feira, 20.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Tudo começou quando Aline perguntou se a água no potinho de manteiga era normal. “Bota um pouquinho de água e ela não fica dura”, explicou o modelo. Sarah ficou surpresa com a informação e quis saber se a técnica realmente era comprovada.
Ao Terra, o nutricionista Eduardo Grecco explicou como o método funciona. “A água não tem essa característica de conservar a manteiga, não aumenta sua segurança alimentar, não aumenta a durabilidade nem o vencimento. O que, na verdade, acaba acontecendo é a perda de calor, que faz com que ela fique mais macia”, disse.
Questionado se a prática traz riscos, o especialista detalhou que a manteiga é um alimento rico em gordura e com pouca porcentagem de água — por isso, dificilmente haveria crescimento de micro-organismos. Entretanto, mantê-la imersa pode aumentar esse risco.
“Quando você coloca a manteiga na água, você altera essa característica e aumenta o risco de proliferação de micro-organismos e bactérias. Portanto, não é uma técnica adequada nem recomendada”, pontuou.
Qual é a melhor forma de conservar?
“O ideal é deixar o pote em refrigeração, da mesma forma que compramos no supermercado, e retirar apenas a porção que será consumida”, afirmou Grecco.
Ainda segundo ele, retirar pequenas quantidades ao longo do dia ou deixar a manteiga exposta podem aumentar o risco de contaminação por bactérias.