Félix, Ivan, Ramona e mais! Você lembra dos personagens LGBTQIA+ mais marcantes de novelas?
Ao longo dos anos, a demanda por personagens LGBTQIA+ na televisão foi aumentando. Graças à abertura do assunto em novelas, temas mais sensíveis sobre a comunidade pode ser abordado nas famílias brasileiras. Confira a galeria com alguns personagens LGBTQIA+ marcantes.
O Mês do Orgulho LGBTQIA+ traz a reflexão sobre a representatividade de personagens assumidamente queers em novelas. Seja com beijo entre casais do mesmo sexo, ou com personagens e atores trans, aos poucos, a televisão abre espaço para discussões mais profundas e entra na casa do brasileiro. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Abaixo, listamos alguns personagens LGBTQIA+ marcantes em novelas brasileiras
Primeiro beijo homossexual em novelas foi na TV Tupi
O primeiro beijo homossexual entre duas personagens de novela aconteceu na extinta TV Tupi, em 1963. A novela era "A Calúnia" e a cena, o primeiro passo de um marco para a comunidade LGBTQIA+, não tem registros e foi protagonizada pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide.
Entrada da temática trans na TV foi através de Claudia Raia
Claudia Raia foi uma das primeiras personagens trans na TV. Em "As Filhas da Mãe", de 2001, Ramona chegava ao Brasil após fazer a cirurgia de transição de gênero. O público não recebeu bem a personagem. Foi só em 2011, dez anos depois, que as novelas voltaram a mostrar casais LGBTQIA+.
SBT surpreende com beijo homossexual em novela
O primeiro beijo de personagens homossexuais no SBT aconteceu em 2011. As personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) faziam parte da novela "Amor e Revolução". O beijo durou quase um minuto e gerou repercussão na época.
Novelas ganham mais representatividade
A partir de então, a entrada de personagens e c...