Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Arrancada de Marçal em pesquisa reforça o poder dos debates na ‘velha’ TV 

Subestimada por entusiastas das redes sociais, a televisão ainda é o cabo eleitoral decisivo na maioria das eleições

22 ago 2024 - 19h15
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (22), os comentaristas de política foram convocados pelos principais telejornais para decodificar a nova pesquisa do Datafolha de intenções de votos a prefeito de São Paulo. 

O crescimento de Pablo Marçal (21%), ultrapassando Ricardo Nunes (19%) e encostando em Guilherme Boulos (23%) teve influência do debate na Band, realizado em 8 de agosto, quando o candidato do PRTB disparou verborragia contra tudo e todos. 

O programa registrou média de 3,6 pontos, audiência relevante para a emissora da família Saad. Maior do que o número, foi a repercussão na imprensa. No dia seguinte, trechos foram destacados em outros canais de sinal aberto e no jornalismo da TV paga. 

Mais uma vez, a televisão mostrou seu poder de influência e mobilização. Desprezado na eleição presidencial de 2018, quando as redes sociais tiveram protagonismo, o veículo de comunicação recuperou valor no pleito seguinte e, agora, se fortalece. 

Presente em 73,9 milhões de lares brasileiros (94,3% do total), segundo o IBGE, a TV continua a ser o maior cabo eleitoral dos partidos. O desempenho no vídeo – nos debates e no horário eleitoral – pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma candidatura. Contaminadas e pulverizadas, as redes sociais têm papel importante, mas não tão decisivo.

O cenário do primeiro debate dos candidatos à prefeitura de São Paulo na Band
O cenário do primeiro debate dos candidatos à prefeitura de São Paulo na Band
Foto: Andrey Mattos/Band/Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade