Apenas 1 dos 4 atores da cena em que Odete Roitman apanha está vivo; assista
Momento de fúria contra a vilã de ‘Vale Tudo’ deixou os telespectadores eufóricos na época da exibição em outubro de 1988
Nada justifica a violência, mas, em novela, um tapa na cara pode ser uma boa lição. Foi o que aconteceu no capítulo 135 da 1ª ‘Vale Tudo’, em 18 de outubro de 1988, uma terça-feira.
Após ser enganada por Odete Roitman (Beatriz Segall) na famosa trama da maionese sabotada, Raquel (Regina Duarte) faz um desabafo na sala da empresária, na TCA.
“Em matéria de baixaria, de safadeza, realmente você tinha que ser a mãe da Maria de Fátima. Mas a gente ainda vai se encontrar muito em breve, porque eu quero te ver atrás das grades”, diz.
“É na cadeia que eu vou te ver, entendeu, sua infeliz? Na cadeia.” Diante do sorriso cínico de Odete, a heroína dá um tapa no rosto dela. A vilã cai no sofá gritando de dor. “Na cadeia!”, repete Raquel.
Poliana (Pedro Paulo Rangel) e Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) seguram a mãe de Fátima (Gloria Pires) para ela não dar outra ‘bolacha’ na cara da rival. Odete permanece encolhida, com medo.
E entra o intervalo comercial.
Quase quatro décadas depois, apenas Regina está viva. Completou 78 anos em fevereiro. Sua última novela foi ‘Tempo de Amar’, de 2017. O ativismo por Jair Bolsonaro a afastou da Globo.
O primeiro da cena a morrer foi Cláudio, em agosto de 2005, aos 77, de falência de múltiplos órgãos após longa batalha contra a hipertensão e o diabetes. No momento, pode ser visto como Padre Mariano na reprise de ‘Tieta’, seu trabalho logo após ‘Vale Tudo’.
Beatriz Segall partiu em setembro de 2018, vítima de problemas respiratórios e complicações da doença de Alzheimer. Tinha 92 anos. Coincidentemente, ‘Vale Tudo’ estava sendo exibida no Canal Viva na época de sua morte.
Quarto ator na cena, Pedro Paulo se despediu da vida em dezembro de 2022. Não resistiu às complicações de um enfisema pulmonar aos 74.
Ao morrer, nenhum dos três veteranos tinha contrato com a Globo. Os intérpretes de Odete Roitman e Poliana manifestaram na imprensa a decepção com o canal. Sentiram-se descartados na velhice.
Assista à sequência do tapa:
Raquel Accioli, na minha opinião, a melhor mocinha de todos os tempos e que marcou pra sempre a história da nossa teledramaturgia em #ValeTudo (1988). A heroína da novela, rivalizava com a própria filha e com ninguém menos do que a própria Odete Roitman em pessoa. pic.twitter.com/maPstfhiwo
— Luis Felipe (@luisfelipe_seuf) March 22, 2024
