Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba de onde Ilze Scamparini faz as entradas ao vivo em Roma

Com a morte do papa, a repórter da Globo tem aparecido com mais frequência nos telejornais da emissora.

22 abr 2025 - 17h57
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Ilze Scamparini é correspondente internacional da Rede Globo
Ilze Scamparini é correspondente internacional da Rede Globo
Foto: Reprodução/ilzescamparini/Instagram

A jornalista Ilze Scamparini é correspondente internacional da Globo em Roma há mais de 20 anos e recentemente, com a morte do papa Francisco, tem aparecido com mais frequência nos telejornais da emissora.

Um ponto que destaca sua cobertura das dos demais repórteres é a vista por trás das reportagens que sempre deslumbra os espectadores e que virou marca registrada de Ilze, assim como os telhados da capital romana.

Em um programa apresentado por Sabrina Sato em 2023, a jornalista compartilha um pouco da rotina de gravações e dos lugares em que costuma aparecer, principalmente na varanda de seu apartamento em Roma, onde faz a maior parte das gravações.

No entanto, Ilze possui acesso a uma gama de outros edifícios com as mais variadas vistas de Roma, os quais ela não compartilha publicamente. Para a cobertura da morte de Francisco ela escolheu prédios que permitiam ver a Basílica de São Pedro ao fundo, por exemplo.

O costume virou inclusive piada entre os internautas que brincam de diversas maneiras quanto aos telhados de Roma e a presença de Ilze.

Como tudo começou

Nascida em Araras, no interior de São Paulo, a jornalista é filha de imigrantes italianos. Ela se formou em Jornalismo, em 1982, e começou trabalhando no Diário do Povo.

Ilze também colaborou com o programa TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela, e atuou como repórter da TV Campinas, afiliada da Rede Globo. Em 1984, ela passou a integrar a equipe da TV Globo no Rio de Janeiro, colaborando com reportagens para o Jornal Nacional, Jornal Hoje e o Jornal da Globo.

Seu plano era ficar em Roma por apenas dois anos, mas, nos anos 1990, ela acabou se mudando para a capital italiana, onde se fixou como correspondente internacional. Foi lá que ela conheceu seu marido, o escritor Domenico Saverni, com quem é casada há mais de 20 anos. Eles se conheceram por intermédio de uma amiga.

Fluente em espanhol, inglês e italiano, a jornalista não chegou a ter filhos. Ela revelou, no entanto, que ajudou a criar as sobrinhas. "Meu contato com elas faz com que me sinta uma segunda mãe. E também porque não deu tempo. Sempre viajei muito, tive uma vida atribulada. Achava que não seria uma boa mãe", afirmou ao jornal Zero Hora, em 2023.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade