Saiba de onde Ilze Scamparini faz as entradas ao vivo em Roma
Com a morte do papa, a repórter da Globo tem aparecido com mais frequência nos telejornais da emissora.
A jornalista Ilze Scamparini é correspondente internacional da Globo em Roma há mais de 20 anos e recentemente, com a morte do papa Francisco, tem aparecido com mais frequência nos telejornais da emissora.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Um ponto que destaca sua cobertura das dos demais repórteres é a vista por trás das reportagens que sempre deslumbra os espectadores e que virou marca registrada de Ilze, assim como os telhados da capital romana.
Em um programa apresentado por Sabrina Sato em 2023, a jornalista compartilha um pouco da rotina de gravações e dos lugares em que costuma aparecer, principalmente na varanda de seu apartamento em Roma, onde faz a maior parte das gravações.
“Essa eu Quero Ver”
Sabrina Sato entregando muito entretenimento na estreia, foi parar no Vaticano para conhecer o telhado da Ilze Scamparini #Fantástico pic.twitter.com/wysAX39BrM
— Bianca Diniz (@biancaaadiniz) October 9, 2023
No entanto, Ilze possui acesso a uma gama de outros edifícios com as mais variadas vistas de Roma, os quais ela não compartilha publicamente. Para a cobertura da morte de Francisco ela escolheu prédios que permitiam ver a Basílica de São Pedro ao fundo, por exemplo.
O costume virou inclusive piada entre os internautas que brincam de diversas maneiras quanto aos telhados de Roma e a presença de Ilze.
William Bonner:
– Ilze, boa noite, onde exatamente você tá?
Ilze Scamparini:
– Num telhado.#JornalNacional #JN pic.twitter.com/1uBnnfGn3r
— Luiz Ricardo (@excentricko) April 21, 2025
Ilze Scamparini neste exato momento em algum telhado do Vaticano pic.twitter.com/dI2csY4YEZ
— DC da Depressão (@Dc_da_depressao) April 21, 2025
Como tudo começou
Nascida em Araras, no interior de São Paulo, a jornalista é filha de imigrantes italianos. Ela se formou em Jornalismo, em 1982, e começou trabalhando no Diário do Povo.
Ilze também colaborou com o programa TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela, e atuou como repórter da TV Campinas, afiliada da Rede Globo. Em 1984, ela passou a integrar a equipe da TV Globo no Rio de Janeiro, colaborando com reportagens para o Jornal Nacional, Jornal Hoje e o Jornal da Globo.
Seu plano era ficar em Roma por apenas dois anos, mas, nos anos 1990, ela acabou se mudando para a capital italiana, onde se fixou como correspondente internacional. Foi lá que ela conheceu seu marido, o escritor Domenico Saverni, com quem é casada há mais de 20 anos. Eles se conheceram por intermédio de uma amiga.
Fluente em espanhol, inglês e italiano, a jornalista não chegou a ter filhos. Ela revelou, no entanto, que ajudou a criar as sobrinhas. "Meu contato com elas faz com que me sinta uma segunda mãe. E também porque não deu tempo. Sempre viajei muito, tive uma vida atribulada. Achava que não seria uma boa mãe", afirmou ao jornal Zero Hora, em 2023.