Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem foi Amalia Damonte, o amor de infância do papa Francisco

Pontífice, que morreu nesta semana, aos 88 anos, chegou a pedir a jovem em casamento por meio de uma carta

22 abr 2025 - 17h36
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O papa Francisco, falecido aos 88 anos após 12 anos no Vaticano, teve um amor de infância em Buenos Aires, que influenciou sua trajetória. Após um AVC, seu funeral será no sábado, seguido por um período de luto.
Papa Francisco e sua amiga Amalia Damonte, por quem ele se apaixonou ainda na infância
Papa Francisco e sua amiga Amalia Damonte, por quem ele se apaixonou ainda na infância
Foto: Wikipédia/Reprodução YouTube BBC

O papa Francisco, que morreu na segunda-feira, dia 21, aos 88 anos, carrega em sua trajetória um fato pouco conhecido pelo público geral: ele teve um amor de infância. Por volta dos 12 anos, o pontífice se apaixonou por Amalia Damonte e, em uma carta, chegou a pedi-la em casamento. Ao final, escreveu que se tornaria padre caso ela não se casasse com ele.

Em 2013, logo após Francisco ter sido nomeado papa, Amalia concedeu uma entrevista ao jornal The Telegraph, ocasião em que falou dele com carinho e contou que ambos tinham coisas em comum. Os dois eram vizinhos e cresceram no mesmo bairro, em Buenos Aires.

"Ele era alto, maduro, um jovem maravilhoso. Brincávamos nas calçadas ou nos parques locais, dançávamos... era uma coisa muito bonita", disse Amalia ao The Telegraph. "Éramos muito humildes, amávamos os pobres... Nesse sentido, éramos almas gêmeas."

Segundo o relato de Amalia ao The Telegraph, ela nunca teve a oportunidade de responder à carta, que teria sido achada por sua mãe e rasgada. Os pais da jovem desaprovavam o romance e teriam proibido a filha de receber mais cartas do amigo.

Os dois nunca mais se encontraram, mas mantiveram contato e trocaram correspondência por vários anos, mesmo com a reprovação dos pais de Amalia. De acordo com relatos, a antiga vizinha e namorada do papa ainda mora na Argentina e está atualmente aposentada.

Conclave: veja quem são os cardeais brasileiros que estão aptos a votar e que podem se tornar papa:

Após 12 anos à frente do Vaticano, Francisco morreu em seu apartamento, na Casa Santa Marta, no Vaticano, às 7h35 (horário local; 2h35 em Brasília). Segundo boletim médico, a causa da morte foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e "colapso cardiocirculatório irreversível".

O funeral de Francisco será realizado no sábado, 26. Depois disso, a Igreja entra em um período de luto de nove dias, chamado "Novemdiales". Como manda a tradição, o corpo do papa será levado à Basílica de São Pedro e ficará exposto à visitação pública para a despedida e a oração dos fiéis.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade