Os segredos de um neurologista para manter um cérebro saudável e jovem: quatro alimentos que ele nunca coloca na mesa
O médico Baibing Chen explica como prevenir algumas doenças cerebrais que podem resultar do consumo desses alimentos
Sabemos que os alimentos processados, ou seja, aqueles que foram modificados em relação ao seu estado original, não devem ser consumidos regularmente porque, por um lado, perdem seu valor nutricional e, por outro, seu alto teor de açúcar, gorduras não saudáveis e sal contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, segundo especialistas.
Mas e se disséssemos que existem outros tipos de alimentos que também podem prejudicar sua saúde, especialmente seu cérebro — e talvez você não tenha parado para pensar nisso — o que você diria? É exatamente isso que o Dr. Baibing Chen, neurologista e epidemiologista da Universidade de Michigan, compartilha neste artigo, no qual ele lista quatro alimentos que devemos evitar para prevenir problemas neurológicos graves.
Quatro alimentos que você deve evitar para cuidar do seu cérebro
- Cuidado com alimentos enlatados que apresentem defeitos na embalagem
O médico alerta que, se encontrarmos uma lata estufada ou amassada em alguma parte, devemos ter cautela, pois isso pode ser um sinal de contaminação por Clostridium botulinum, a bactéria causadora do botulismo . A toxina botulínica bloqueia a liberação de um neurotransmissor que ajuda o cérebro a enviar sinais para os músculos se moverem. O consumo dessa toxina pode causar paralisia dos membros, náuseas, vômitos, dificuldade para engolir ou falar, visão turva e insuficiência respiratória.
Além disso, essa toxina é especialmente perigosa porque é invisível a olho nu,...
Matérias relacionadas