Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Remanescentes do Beach Boys trazem seu rock ensolarado a SP

1 dez 2009 - 11h59
(atualizado às 14h07)
Compartilhar

Famosos por ajudar na popularização do rock nos anos 60 e considerados um dos maiores ícones da surf music, os Beach Boys se apresentam nesta quarta-feira (2) no Credicard Hall, em São Paulo. A atual turnê da banda celebra os 40 anos do lendário disco Pet Sounds (1966) e também conta no repertório com faixas de seus álbuns mais recentes, Sounds of Summer (2006) e The Warmth of the Sun (2007).

» Ouça músicas

» Confira letras

Com o vocalista e fundador Mike Love na liderança, o grupo ainda conta com o tecladista Bruce Johnston, que é ganhador do Grammy e acompanha a banda desde 1965. Em seu repertório devem estar presentes os sucessos mais do que consagrados Surfin' USA, Wouldnt It Be Nice, Surfer Girl e California Girls, hinos ensolarados que se tornaram trilha sonora obrigatória para os fãs da surf music.

Nesta turnê, Love e Johnston tocam acompanhados por Christian Love (guitarra), Randell Kirsch (baixo), Tim Bonhomme (teclado), John Cowsill (percussão) e Scott Totten (guitarra). Uma das principais marcas do grupo ainda é mantida nesta formação: todos cantam.

Influência até para os Beatles

Formada em 1961, a banda californiana se tornou uma das maiores referências no rock mundial e tem Pet Sounds como seu maior êxito. O disco foi um influência para uma das principais influências para os Beatles lançarem o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, de acordo com entrevistas dadas por Paul McCartney e o produtor George Martin.

O primeiro indício do que estaria por vir surge em 1957, nos primeiros ensaios dos irmãos Wilson: Carl, Dennis e Brian. Com influências do pai Murry Wilson, os garotos faziam seu som inspirados no grupo The Four Freshmen. Pouco tempo já se uniam o primo Mike Love e mais o amigo Al Jardine, que na época tocava na banda The Islanders, um grupo folk.

Nos anos seguintes, com gravações amadoras, o grupo segue fazendo seu som e alguns experimentos, principalmente nas linhas vocais. Com algumas apresentações de sucesso na sua escola, a banda consegue obter mais vontade de seguir em frente. Depois de serem chamados de Pendletones, Kenny & Cades e Carl and Passions, o grupo finalmente foi batizado The Beach Boys.

Com a entrada de David Marks, o grupo finalmente grava seu primeiro compacto, Surfin Safari, em 1962, e emplacam o 14º lugar nas paradas americanas. Em 1963, o próximo compacto, Surfin USA, chega fazendo mais impacto e atinge o primeiro lugar da parada canadense e o terceiro nos Estados Unidos. Nos anos seguintes, o Beach Boys seguiu lançando seus compactos e fazendo evoluções na sua sonoridade até chegar o marcante ano de 1966.

Depois de entrar em contato com o som dos Beatles, Brian Wilson, na época principal compositor do grupo, ouve Rubber Soul e decide se mergulhar em suas composições. O resultado é que Pet Sounds se tornou um dos maiores discos da história do rock, listado em primeiro lugar pela revista Mojo de 1995 e como segundo álbum mais influente pela Rolling Stone de 2003.

Deste disco, também considerado um dos primeiros registros da art rock, saíram sucessos como Wouldnt It Be Nice, Thats Not Me, God Only Knows e Caroline, No. Com 35min58s, Pet Sounds foi gravado entre 12 de julho de 1965 e 13 de abril de 1966 em três estúdios: Western Studios, Gold Star Studios e Sunset Sound Studios. O disco marca um dos auges de Brian Wilson como compositor, tendo seu foco em diversas harmonias e melodias vocais com efeitos sonoros diversos trabalhados em estúdio.

Colapso
Assim como faziam muitas bandas da época, o Beach Boys também foi vítima do abuso de drogas. No caso, o LSD, que teria agravado a esquizofrenia de Wilson, diagnosticada anos depois. Neste ano de 1967, Brian teria abandonado a composição do disco que ¿seria o mais genial de sua carreira¿, segundo citação de muitos seguidores da banda, Smile, e por fim se afastou dos Beach Boys. No mesmo ano, o grupo lança Smiley Smile, uma versão considera inferior ao prometido Smile.

Dali em diante, o grupo seguiu na estrada e lançando discos, agora com Bruce Johnston nos teclados como músico oficial, já que ele somente substituía Wilson durante os períodos de turnê. Sem causar o mesmo impacto em seus lançamentos seguintes, sempre comparados ao lendário Pet Sounds, o grupo seguiu na estrada sempre com seus fãs fiéis, mesmo com o fracasso na venda de discos.

Pós Pet Sounds

Durante as décadas seguintes, o grupo teve diversas formações, mas sempre sob o nome de The Beach Boys, que já estava licenciado para Mike Love. Em 1976, o grupo, que estava apagado na mídia, ganhou novo fôlego lançado o disco duplo 15 Big Ones, com a produção do próprio Brian Wilson, que não trabalhava com o grupo desde Pet Sounds. Depois de muita discussão sobre lançar um álbum com canções antigas ou material inédito, banda e Brian Wilson optaram por compilar um pouco dos dois e acelerar seu lançamento aproveitando a expectativa da mídia. O single Rock and Roll Music atingiu a quinta posição na parada americana em 24 de maio e marcou o ressurgimento do grupo.

Nos anos seguintes, o grupo sofreu com a troca constante de integrantes. A primeira, forçada, veio com a morte de Dennis Wilson em 28 de dezembro de 1983, que estava com 39 anos e se afogou na marina Del Rey, em Los Angeles. Em 1997, Carl Wilson foi diagnosticado com câncer no cérebro e pulmão, mas seguiu fazendo shows mesmo com a doença, mas perdeu a batalha no dia 6 de fevereiro de 1998. Com a morte de Carl, Al Jardine deixou o grupo, mas segue fazendo shows com sua carreira solo.

Discografia

1962 - Surfin' Safari (Capitol)

1963 - Surfin' U.S.A. (Capitol), Surfer Girl (Capitol), Shut Down (Capitol), Little Duece Coupe (Capitol)

1964 - Shut Down: Volume II (Capitol), All Summer Long (Capitol), The Beach Boys Christmas Album (Capitol), The Beach Boys Concert (Capitol)

1965 - The Beach Boys Today (Capitol), Summer Days.And Summer Nights (Capitol), The Beach Boys Party (Capitol)

1966 - Pet Sounds (Capitol), Best Of The Beach Boys: Volume I (Capitol)

1967 - Best Of The Beach Boys: Volume II (Capitol), Smiley Smile (Capitol), The Beach Boys Deluxe Set (Capitol), Wild Honey (Capitol)

1968 - Friends (Capitol), Best Of The Beach Boys: Volume III (Capitol), Stack O' Tracks (Capitol)

1969 - 20/20 (Capitol), Close Up (Capitol)

1970 - Sunflower (Brother-Reprise)

1971 - Surf's Up (Brother-Reprise)

1972 - Pet Sounds (Brother-Reprise), Holland (Reprise), The Beach Boys In Concert (Brother-Reprise)

1974 - Endless Summer (Capitol)

1975 - Spirit of America (Capitol), Good Vibrations: Best Of The Beach Boys (Brother-Reprise)

1976 - 15 Big Ones (Brother-Reprise), Beach Boys '69: Live In London (Capitol)

1977 - The Beach Boys Love You (Brother-Reprise)

1978 - M I.U. Album (Brother-Reprise)

1979 - L A. Album: Light Album (Caribou-CBS)

1980 - Keepin' The Summer Alive (Caribou-CBS)

1981 - Ten Years Of Harmony (Caribou-CBS)

1982 - Sunshine Dream (Capitol)

1983 - The Beach Boys '85 (Caribou-CBS)

1984 - Made In The USA (Capitol)

1988 - Kokomo (single)/ Cocktail soundtrack (Electra)

1989 - Still Cruisin' (Capitol)

1991 - Crocodile Rock (single) "Two Rooms" (Polydor)

1992 - Summer In Paradise (Brother Entertainment)

1996 - Stars & Stripes (River North Records)

2003 - Sounds of Summer: The Very Best of The BeachBoys (Capitol)

2006 - Songs From Here And Back (Hallmark/BrotherRecords)

2007 - The Warmth Of The Sun (Capitol)

Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra