Jorge Drexler lança a inédita faixa "Cinturón Blanco"
O cantor Jorge Drexler lança nesta sexta-feira (25) a inédita faixa Cinturón Blanco, faixa de seu próximo álbum de estúdio Tinta Y Tiempo, que chegará às plataformas digitais no dia 22 de abril. O disco revela um universo construído a partir da dificuldade e da incerteza dos meses mais difíceis da pandemia e do confinamento, mas no qual, como um revulsivo, ele nos transporta a um imaginário luminoso cheio de esperança. A faixa já se encontra nas plataformas digitais pela Sony Music.
Um álbum que, segundo o próprio Jorge, tem sido "o mais difícil de sua carreira". Entre outras razões, esta definição se deve a prisão domiciliar que privou artistas como ele da oportunidade de testar suas criações com outros: "Descobri que você não pode escrever sozinho. Que até que você compartilhe com outra pessoa, você não é capaz de medir a natureza do que você compôs".
Cinturón Blanco fala sobre retornar ao seu ponto de partida, como uma canção de amor baseada, segundo o próprio Drexler - em uma história que lhe foi contada sobre uma escola de artes marciais, na qual o aprendiz começa aprendendo tudo com o cinto básico, o branco.
Após anos de prática e estudo, ele alcança o domínio técnico e recebe a faixa preta. No entanto, uma vez atingido o grau mais alto, ele recebe novamente a faixa branca. Temos que desaprender toda a nossa bagagem para alcançar a excelência. Para, com nossa sabedoria e carga, tentar voltar a ser um iniciante com um cinto branco.
Esta faixa vem acompanhada de um videoclipe dirigido pela talentosa Joana Colomar, uma colaboradora habitual do uruguaio e responsável pelo acompanhamento visual de Tocarte. O registro audiovisual é um desafio à lógica do tempo e do espaço, e encerra a história que começou no vídeo anterior.
Com uma encenação delicada e uma coreografia que reflete esta "desaprendizagem", de rebobinar até o ponto de partida para iniciar uma nova etapa pela qual ansiamos.
A coreografia é de Victoria P. Miranda, com Guillem Jiménez e Lucía Romero como protagonistas. A imagem da capa é da fotógrafa Silvia Poch.
Confira: