Jennifer Lopez, Ricky Martin e Bad Bunny declaram apoio a Kamala Harris após insulto trumpista a Porto Rico
Os cantores se manifestaram contra piada xenofóbica e racista proferida em comício de Donald Trump
Reação contra racismo e xenofobia
A candidata democrata Kamala Harris recebeu apoio de vários artistas latinos, após o comediante Tony Hinchcliffe fazer uma piada racista sobre a ilha de Porto Rico em um evento de Donald Trump no domingo (27/10). Dentre os apoiadores estão Bad Bunny, Jennifer Lopez e Ricky Martin.
Durante sua participação no comício de Trump, realizado no Madison Square Garden, em Nova York, Hinchcliffe disparou comentários xenofóbicos e racistas contra latinos, judeus e negros. O ponto mais baixo foi o comentário que levou os astros latinos a declarem voto em Harris. "Não sei se vocês sabem disso, mas há literalmente uma ilha flutuante de lixo no meio do oceano agora. Acho que se chama Porto Rico", disse o humorista, que foi imediatamente criticado pela campanha de Kamala Harris.
Apoio artístico
O cantor porto-riquenho Bad Bunny se pronunciou sobre o assunto com um vídeo de Harris, em que ela critica Trump por suas ações após a passagem dos furacões Irma e Maria por Porto Rico, em 2017. Em 2021, um relatório apontou que o governo Trump atrasou mais de US$ 20 bilhões em ajuda humanitária após a devastação da ilha.
"Há muito em jogo nesta eleição para os eleitores porto-riquenhos e para Porto Rico. E esta eleição não é apenas uma escolha entre Donald Trump e eu. É uma escolha entre duas visões muito diferentes para nossa nação", menciona Kamala no vídeo publicado por Bad Bunny, que também adicionou outro vídeo sobre a pauta: "Eu nunca vou esquecer o que Donald Trump fez, e o que ele não fez, quando Porto Rico precisava de um líder atencioso e competente. Ele abandonou a ilha, tentou bloquear a ajuda após furacões devastadores consecutivos e não ofereceu nada além de toalhas de papel e insultos."
A cantora Jennifer Lopez também compartilhou um trecho do vídeo de Kamala Harris junto com uma captura de tela do plano da candidata democrata para ajudar a ilha de Porto Rico. A situação se repetiu com o cantor Ricky Martin, que ainda adicionou um vídeo do comediante trumpista fazendo sua piada racista.
Bad Bunny reshares Kamala Harris video on Instagram outlining her policy to uplift Puerto Ricans. pic.twitter.com/9iwtPAQlP4
— Pop Crave (@PopCrave) October 27, 2024