PUBLICIDADE

IZA celebra o Brasil do "Gueto" em clipe de afirmação cultural

4 jun 2021 19h21
ver comentários
Publicidade

A cantora IZA divulgou o clipe de "Gueto", música que combina vários estilos musicais (reggae, funk, pop, samba) para celebrar onde ela chegou, sendo "cria lá do gueto".

O vídeo destaca suas conquistas, cheia de contratos com grandes marcas, ao mesmo tempo em que lembra suas origens no subúrbio da zona norte do Rio. Quando ela aparece num visual rico e bem-sucedido, trata-se de ocupação de espaços. Há uma grande diferença em relação a clipes de marginais com carrões de luxo e ouro nos dentes e a imagem de uma artista que instrumentaliza a ostentação para apontar o caminho, mostrando de onde veio e o que conseguiu.

Chama atenção ainda como o roteiro da própria IZA retrata o subúrbio sem bandidos ou periguetes, em meio a ruas extremamente coloridas, repletas de moradores simpáticos, que dançam e pintam o verde da bandeira brasileira na paisagem de concreto, representando várias oportunidades para o Brasil deixar de ser cinza.

São imagens de uma comunidade feliz, registradas pelo diretor Felipe Sassi (que já fez pelo menos dez parcerias com IZA) e que celebram a cultura do sacolé, banho de mangueira, orelhão e festa na rua, contra todos os que insistem em retratá-la como gueto, mandando que mirem "na cabecinha".

Eleita pela revista americana Time como uma das líderes da próxima geração, IZA dá com "Gueto" um gostinho do que vem por aí. É a primeira música do próximo álbum, que está quase pronto, mas ainda não tem previsão de lançamento.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade