PUBLICIDADE

Dia das Crianças: um livro e as melhores músicas pra tocar e curtir

9 jul 2020 - 11h10
(atualizado em 10/10/2020 às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Está chegando mais um Dia das Crianças, e eu não paro de pensar nos versos "Há um menino! Há um moleque! Morando sempre no meu coração/Toda vez que o adulto balança, ele vem pra me dar a mão", diz um trecho da música Bola de Meia, Bola de Gude, hit que a "dobradinha" Milton Nascimento/Fernando Brant emplacou na carreira da banda 14 Bis. Essa dupla genial entende bastante do riscado, concorda? Afinal de contas, não existem motivos para aposentar a "pureza das respostas da crianças", com escreveu o não menos poeta Gonzaguinha.

O post de hoje é todo pra criançada linda desse Brasilzão! Se você é pai, mãe, tio, tia, avó, avô, padrinho, madrinha, ou possui qualquer outro parentesco com alguma criança, e toca violão, faça das canções aqui listadas uma oportunidade para curtirem um tempo juntos. Em contrapartida, se a criançada não faz parte do seu cotidiano, aproveite este texto para reviver a época em que suas preocupações eram apenas as "gostosuras e travessuras"

Ah! E independente de qualquer coisa, a música sempre pode ser uma ótima ferramenta para refletir, ensinar e aprender. Por isso, meu amigo e minha amiga, te convido a preparar aí o seu coração… Afine o seu violão, e se jogue em uma deliciosa viagem ao universo da música infantil!

Feliz Dia das Crianças!

O cílio do olho da Clara - Tiquequê

A cantora e compositora Ana Clara Caetano, uma das metades do duo Anavitória, volta e meia é surpreendida por um cílio que insiste em nascer dentro do olho dela. Em uma dessas ocasiões, ela se queixou, via WhatsApp, com seu produtor e amigo confidente, Felipe Simas. Sentia uma sensação de incômodo como se tivesse um grão de areia no olho.

No intuito de animar aquela cabisbaixa amiga, Felipe temperou sua resposta com doses lúdicas. A ideia era criar empatia com o motivo do tal incômodo. Resolveu, então, dar vida, personalidade, sonho e nome ao cílio. E, de quebra, ainda trouxe luz para a questão da singularidade, do reconhecimento da força da individualidade de cada um, tão importante para a autoestima de todos: crianças, adolescentes e adultos.

E, assim, surgiu O Cílio do Olho da Clara, um pequeno conto escrito por Felipe e ilustrado com pinturas em nanquim e aquarela de Luciana Grether, professora de artes e design da PUC-Rio. Lançado pela Zit Editora e coeditado pela Universal Music, o livro está à venda nas principais livrarias e lojas digitais. A publicação terá também uma versão em audiobook, ainda dando acesso para cegos e deficientes visuais.

O extrovertido cílio acabou ganhando também uma trilha sonora. A convite de Felipe, o músico Wem, do grupo musical infantil Tiquequê, compôs e gravou uma canção inspirada na história. Leia o livro, ouça a música e deixa a diversão entrar em campo!

Aquarela - Toquinho

Lançada em 1983, a música Aquarela é realmente atemporal. Com sua poesia inconfundível, bem como com seu violão aconchegante, o mestre Toquinho imortalizou uma canção que fala sobre infância, maturidade, descoberta, sonhos e devaneios.

Confira a cifra e a videoaula da versão simplificada de Aquarela.

Dona Aranha - Cantigas de Roda

Também chamadas de Ciranda, as Cantigas de Roda são produções musicais anônimas que usam das rimas e repetições. São ensinadas oralmente, assim como as lendas do folclore. Há forte presença de personificação, a figura de linguagem utilizada para atribuir uma ação humana aos animais. Geralmente, as cantigas tratam de temas, como os animais, amor, valores e amizade.

A simpática Ciranda da Dona Aranha ensina sobre persistência! Afinal de contas nunca é cedo para aprender que nunca devemos desistir de nossos sonhos.

Baby Shark - Pinkfong

Única música em inglês desta lista, essa canção é uma das atuais canções favoritas entre crianças do mundo inteiro. As origens da música Baby Shark são bastante controversas. A faixa ganhou popularidade, no entanto, graças ao canal do YouTube coreano Pinkfong, especialista em criar músicas infantis que grudam igual chiclete.

O que uma melodia bem pensada não consegue fazer, hein? O vídeo acima tem quase 6 bilhões (não, você não leu errado) de visualizações no YouTube. Por mais que não supere o ibope do clipe de Despacito, hit de Luis Fonsi e Daddy Yankee, Baby Shark tem números muito maiores do que uma boa parte dos vídeos que você imaginar

Coloque a onomatopeia "doo doo doo doo doo doo" na ponta da língua! Na sequência, acesse a cifra de Baby Shark, para ter esse hit na ponta dos dedos.

Amigo Estou Aqui - Toy Story

Desde que surgiu, em 1995, a turminha liderada pelo Xerife Woody é uma das mais simpáticas do cinema! Uma das músicas que conduzem as aventuras dessa galerinha do desenho Toy Story é You've Got a Friend in Me, de Randy Newman. Quando cantada em português, a faixa virou Amigo Estou Aqui, uma canção que ensina empatia e cumplicidade.

Veja a cifra e a videoaula de Amigo Estou Aqui.

A Casa - Vinicius de Moraes

Há algumas décadas, o artista uruguaio Carlos Vilaró construiu uma casa de arquitetura bem diferente. A construção foi moldada de acordo com as necessidades e desejos de Vilaró. Trata-se da lendária Casa Pueblo, localizada em Punta Ballena, no Uruguai.

Amigo de Carlos Vilaró, "o poetinha" Vinicius de Moraes acompanhou de perto a obra. Num incrível momento de sensibilidade, Vinicius criou uma letra, inspirada na tal casa,  para ninar os filhos do artista uruguaio: "Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada, era uma casa de pororó, era a casa de Vilaró", diz a letra.

Responsável por musicar os versos, Toquinho explicou qual é o lance da casa: "A casa é bem diferente, à beira de um penhasco. Parece levitar ao pôr do sol. Fica a imagem de uma casa engraçada. Sem teto, sem chão, sem parede. Eis a magia da poesia de Vinícius".

Aprenda a tocar A Casa, de Vinicius de Moraes.

Mais sobre música infantil

Se quer saber mais sobre hits da música infantil, não deixe de conferir os conteúdos abaixo!

Agora, sim, o Dia das Crianças aí com a sua galerinha será bastante musical! Espero ter te ajudado a deixar esta data tão bacana ainda mais especial, pois, afinal de contas, a música tem o poder de ajudar os pimpolhos e pimpolhas a verem que o mundo não precisa ser um lugar tão ruim…

E já que você chegou até aqui, que tal dar um help? Basta compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, mas sempre marcando os amigos que convivem com crianças ou precisam resgatar a chama da meninice

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Publicidade