Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre a atriz mirim do SBT, Millena Brandão, aos 11 anos

Menina teve diagnóstico de tumor cerebral e estava internada no Hospital Geral de Grajaú, em São Paulo

5 mai 2025 - 22h55
(atualizado em 5/5/2025 às 14h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu nesta sexta-feira, 2, em São Paulo, atriz mirim Millena Brandão, do canal SBT, aos 11 anos. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais e pelo hospital onde estava internada.

A garota teve morte encefálica e sofreu diversas paradas cardiorrespiratórias nos últimos dias. Millena teve diagnóstico de tumor cerebral e estava internada no Hospital Geral de Grajaú, na capital, desde o dia 29.

Millena Brandão estava internada em São Paulo desde o início da semana.
Millena Brandão estava internada em São Paulo desde o início da semana.
Foto: @millenamboficial via Instagram / Estadão

Por conta de dores de cabeça e no corpo, a atriz precisou ser hospitalizada.

O boletim médico do hospital desta sexta-feira afirma a menina deu entrada em "estado gravíssimo" no dia 29, transferida da Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA). "Desde a sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica e assistencial, que não mediu esforços para preservar sua vida", afirma a nota assinada por Thiago Rizzo, gerente médico.

Segundo o SBT, ela chegou a ser diagnosticada com dengue em uma unidade, mas, após uma piora no quadro, ela foi transferida para o Hospital Geral do Grajaú, onde médicos realizaram outros exames e identificaram a presença de um tumor no cérebro de cinco centímetros. Ela estava entubada, sedada e sem respostas neurológicas.

A situação de Millena se agravou durante esta semana. Ela seria transferida para o Hospital das Clínicas na quarta-feira, 30, mas sofreu paradas cardíacas durante a tentativa de transferência - foram 12 paradas do tipo até a manhã desta sexta.

A família começou uma vaquinha na internet para ajudar no tratamento da menina. No início da noite, no entanto, postou nos stories da conta de Millena do Instagram a frase "nossa menina se foi".

O caso causou comoção nas redes sociais, principalmente pela menina ter tido diversas paradas cardíacas. Depois da morte, milhares de pessoas deixaram condolências em mensagens no perfil de Millena.

Mãe diz que filha sofreu com negligência médica

Ao programa Primeiro Impacto, do SBT, Thays Brandão, mãe de Millena, disse que a UPA que atendeu a filha na semana passada foi negligente ao diagnosticá-la com dengue em um primeiro momento. Na sequência, a atriz voltou para casa, onde começou a sentir fortes dores e hospitalizada, no dia 29, no Hospital Geral do Grajaú.

A reportagem questionou a Secretaria municipal de Saúde, responsável pela UPA. Em nota, a pasta confirmou o atendimento, mas negou o diagnóstico de dengue (Veja abaixo).

Thays criticou também a unidade por enviar a menina para o hospital do Grajaú - onde fez a tomografia que diagnosticou o tumor encefálico - e não direto para o Hospital das Clínicas. Ela alega que a filha ficou em uma Unidade de Terapia Intensiva adaptada (UTI) adaptada e que o hospital não tinha estrutura para atender a complexidade do seu caso.

"Não tem vaga (na UTI). Então, ela está em um quarto sozinha. Eles estão tratando ela nesse quarto como se fosse UTI, porém não está em UTI", disse a mãe em entrevista ao programa, no período da manhã, antes da morte da filha.

"Eu acho que a transferência já devia ter sido feita direta lá pro Hospital das Clínicas, e não mandar ela pra cá (Hospital Geral do Grajaú) para fazer só tomografia, porque aqui não tem recurso de neuro. Ai o quadro dela agravou, e eles não conseguem tirar ela daqui", afirmou.

O que diz a secretaria municipal da Saúde

Em nota, a secretaria municipal de Saúde disse que será aberta sindicância para apuração e esclarecimento detalhado no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Maria Antonieta.

Ainda de acordo com a pasta, o atendimento à paciente foi realizado na unidade, às 21h do dia 28 de abril. Conforme protocolo, ela foi classificada com prioridade urgente, sendo encaminhada para observação, realizando exames - como o teste de dengue, que, segundo a secretaria, deu negativo - e medicação.

"Sem apresentar melhora clínica, foi solicitada às 07h59, do dia 29 de abril, a transferência via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). Após sinalização da equipe para a regulação sobre gravidade do caso, às 10h54, a vaga foi concedida pelo Hospital Geral do Grajaú e a paciente foi transferida. A direção da Unidade permanece à disposição para o que for necessário."

O que diz o Hospital Geral do Grajaú

Também por meio de nota, o Hospital Geral do Grajaú disse que a morte encefálica de Millena foi confirmada às 16h55 desta sexta, 2. No texto, a unidade alega que ela deu entrada em estado gravíssimo no dia 29, transferida da Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA).

"Desde a sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica e assistencial, que não mediu esforços para preservar sua vida. A confirmação do diagnóstico ocorreu após rigoroso cumprimento do protocolo estabelecido para esses casos."

"A família esteve acompanhando cada etapa do cuidado, sendo mantida informada com respeito, acolhimento e todo o apoio necessário neste momento de profunda dor."

Trajetória

No SBT, onde atuava desde 2023, Millena participou da novela A Infância de Romeu e Julieta, e estrelou também a série Sintonia, da Netflix. Ela registrou o início de sua carreira na TV: "E o sonho se tornou realidade", escreveu.

Além de atriz, Millena era modelo e influenciadora digital, e havia feito diversos trabalhos publicitários com marcas infantis. No Instagram, dizia também integrar a companhia de teatro musical Cia Artística En'Cena.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade