Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gilberto Gil teve que alterar o nome de Preta Gil ao registrá-la por briga com o tabelião

A cantora morreu aos 50 anos neste domingo, 20, em meio ao tratamento de câncer

20 jul 2025 - 23h22
(atualizado às 23h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil morre aos 50 anos em Nova York:

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil não foi registrada com o nome que os pais sonharam, pois o tabelião que trabalhava no cartório onde Gil foi registrá-la implicou com a escolha do nome. A cantora morreu aos 50 anos neste domingo, 20, em Nova York, nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento de câncer experimental no exterior

Gilberto Gil relembrou a briga no cartório em uma publicação feita nas redes sociais em 2021. "Na minha casa, Preta se tornou nome próprio. Quando fui fazer o registro da Preta Gil, eu falei para a moça registrar Preta. Ela perguntou: 'Preta?' Eu disse: 'Sim. Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas'", recordou o artista.

Porém, Preta Gil contou que a situação não foi resolvida tão facilmente assim, pois o pai teve que ceder e incluir um nome católico no nome da filha para que os funcionários do cartório concordassem em registrar uma bebê com o nome de Preta

"'Tudo bem, você vai botar Preta, mas só se botar um nome católico junto'. Então, eu me chamo Preta Maria por conta do tabelião e pela Mãe Divina", disse a filha de Gil.

Morte de Preta Gil

Gilberto Gil foi até Nova York para visitar Preta Gil durante o tratamento experimental contra o câncer
Gilberto Gil foi até Nova York para visitar Preta Gil durante o tratamento experimental contra o câncer
Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Preta Gil morreu, neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.

Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.

Famosos e amigos lamentam morte de Preta Gil: ‘Muita saudade’:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade