O programa Domingão do Faustão completou 30 anos na última terça-feira, 26, e o apresentador Fausto Silva comemorou com equipe e família. O filho mais velho dele, João Guilherme, de 15 anos, homenageou o pai nas redes sociais.
"Pai, você é meu orgulho, 'tanto no pessoal quanto no profissional'. Parabéns pelos 30 anos de Domingão. Muito difícil um programa de televisão extenso em um domingo que tenha 30 anos na mesma emissora com o mesmo apresentador. Orgulho é a palavra! Te amo muito", escreveu o jovem ao compartilhar algumas fotos ao lado de Fausto Silva.
João Guilherme também resgatou uma participação dele, de quando era criança, no programa do pai. O mesmo vídeo foi compartilhado por Luciana Cardoso, mulher de Faustão.
Ela, inclusive, também publicou uma foto em homenagem aos 30 anos do programa do marido. "Equipe show", escreveu ela na legenda.
A primeira edição do Domingão do Faustão foi ao ar no dia 26 de março de 1989 e teve Dercy Gonçalves, João Kleber e Xuxa em domingo de Páscoa.
Momentos bizarros e polêmicos do 'Domingão do Faustão' - O 'Domingão do Faustão' completa 30 anos no ar em 26 de março de 1989. Ao longo das décadas, Fausto Silva esteve à frente de diversos momentos inusitados e polêmicos, como a exibição do "sushi erótico", em que atores degustavam a culinária japonesa disposta sobre o corpo de mulheres nuas, a apresentação de "Latininho", jovem com uma síndrome que rendeu um processo de R$ 1 milhão à Globo anos depois e até mesmo o macaco Jango, que correu atrás de Faustão com uma vassoura. Relembre esses e outros momentos inacreditáveis do programa de Faustão a seguir.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' / Globo / Estadão
Sushi erótico - Em outubro de 1997, em plena tarde de domingo, os atores Marcio Garcia, Oscar Magrini e Matheus Rocha degustavam diversas iguarias da culinária japonesa, como sushis e sashimis, que estavam dispostas sobre... o corpo de modelos nuas. A ideia obviamente não teve uma boa repercussão e o caso acabou causando bastante polêmica à época e causou o afastamento do diretor Carlos Manga da atração.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1997) / Globo / Estadão
Latininho - Em 8 de setembro de 1996, o jovem Rafael Santos, apresentado como 'Latininho' por se apresentar de forma semelhante ao cantor Latino, foi ridicularizado no 'Domingão do Faustão'. Anos depois, a Globo foi condenada a pagar R$ 1 milhão de indenização a Rafael, que tem síndrome de Seckeel, medindo 87 centímetros aos 15 anos, idade que tinha à ocasião, além de ter problemas mentais. Segundo a juíza Gisela Folly, da 21ª Vara Cível do Rio, em 2001, Faustão teria humilhado o jovem, comparando-o inclusive ao ET de Varginha. 'O Fausto não tem culpa, não sabia de nada. Alguém da produção chamou e foi para o ar', afirmou anos depois Lucimara Parisi, diretora do 'Domingão do Faustão' por muitos anos, sobre o episódio. Leia mais sobre o caso de Latininho no 'Domingão do Faustão' clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1999) / Globo / Estadão
'Tá pegando fogo, bicho!' - Em 1994, Faustão apresentava a "grande invenção de Marcolino Pereira, o grande filósofo do Cascais": a churrasqueira controle remoto. Porém, as coisas não saíram como o esperado e o fogo acabou tomando conta do aparato. "Tá pegando fogo, bicho!", gritou Faustão, antes que os bombeiros fossem acionados para resolver a situação.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1994) / Globo / Estadão
Resposta inesperada - Durante participação do grupo Information Society no 'Domingão do Faustão' em 2009, Faustão fez uma pergunta para o cantor Kurt Harland: "Vocês acabaram saindo nessa excursão por diversão, só que renovaram o público de vocês. Cada geração era contada pelos psiquiatras de 17 em 17 anos. Reduziu-se pra 11. Tem uma corrente que acha que a contagem deve ser de seis em seis. Conclusão: vocês vão ter que voltar a trabalhar pra valer...". A resposta não foi das mais amistosas: "Me disseram especificamente que hoje à noite eu não teria que pensar, falar, respirar ou funcionar em nenhuma capacidade razoável. Isso não é verdade?". Faustão deu risada: "Tá vendo? É verdade..."
Foto: Reprodução de 'Domingão de Faustão' (2009) / Globo / Estadão
Música de MV Bill com crítica à Globo - Durante participação no 'Domingão do Faustão' em 2004, o rapper MV Bill cantou a música 'Só Deus Pode Me Julgar', que conta com um trecho em que critica a Globo. "Pra que? Por que? Só tem paquita loira / Aqui não tem preta como apresentadora / Novela de escravo / A emissora gosta / Mostra os pretos chibatados pelas costas", cantou Bill. Faustão tentou interrompê-lo. "MV Bill! Ele faz de improviso, meu! Faz de improviso essa parte aí, é mole?!", disse, mesmo tratando-se da letra original da canção.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2004) / Globo / Estadão
Faustão perseguido por macaco com vassoura - Por algum motivo, em 1992, alguém achou que seria uma boa ideia levar um macaco acorrentado carregando uma vassoura no palco do 'Domingão do Faustão'. "Esse é o Jango! É o chefe da limpeza!", anunciava Fausto Silva, quando o animal conseguiu se desprender do cuidador e saiu correndo pelo estúdio. Faustão, é claro, gritou e tentou correr mais do que ele. Assista ao momento em que Faustão é perseguido pelo macaco clicando aqui.
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (1992) / Globo / Estadão
Na Itália se fala holandês? - Você provavelmente já se deparou com o meme do Faustão dizendo "Errou!" em alguma rede social. A origem é um vídeo curioso, em que participantes de uma gincana apresentam dificuldades para acertar uma charada. O ponto alto chega quando Faustão dá seis dicas para uma das participantes: "É um país da Europa. No passado invadiu o Brasil. Terra das flores e dos moinhos de vento. Tirou o Brasil da última Copa [do Mundo de 2010]. Na final da Copa perdeu para a Espanha. Seu idioma é o holandês. Que país é esse? A resposta qual é, Vitória?!". A resposta vem em seguida: "Itália!". O correto, evidentemente, seria Holanda, mas, como bem disse Faustão, "ninguém acertou!"
Foto: Reprodução de 'Domingão do Faustão' (2011) / Globo / Estadão