Filha de Virginia tem ciúme da mãe? Prejuízo na saúde mental de Maria Flor vem à tona
Maria Flor, filha de Virginia, tem ciúme da mãe com o papai, Zé Felipe; veja o que uma especialista tem a dizer sobre o assunto
Uma cena chamou a atenção os seguidores de Virgínia Fonseca nesta semana: a influenciadora filmou a filha do meio Maria Flor tendo ciúmes da mamãe enquanto a loira estava de braços entrelaçados com o marido, Zé Felipe. Na ocasião, a família estava jantando em um restaurante em Bahamas quando a garotinha percebeu a cena e tentou afastar a mãe dos braços do pai. "É minha", brincou o sertanejo, fazendo a filha gritar e chorar.
A situação deixou alguns fãs preocupados com a saúde mental da irmã de Maria Alice. Por isso, conversamos com a idealizadora da Educação Neuroconsciente, biomédica e especialista em Neurociência e Desenvolvimento Infantil, Telma Abrahão, que falou sobre o ciúmes dos filhos com os pais.
É comum as crianças sentirem ciúmes dos pais?
Segundo a profissional, é normal que as crianças demonstrem esse sentimento ao verem os pais em um momento de casal. "É importante acolher seus sentimentos e usar a situação como uma oportunidade para ensinar sobre o amor e os diferentes tipos de relacionamentos", começou Abrahão.
O que fazer?
A especialista indica que os pais tenham uma conversa regada de amor com seus filhos para falar da diferença do afeto de casal para o de mãe. De forma calma e atenciosa, ela aconselha: "Diga algo como: 'Você sabia que existe um tipo de amor especial entre mamãe e papai? E tem outro tipo de amor muito especial que é só para você! Quando a gente se abraça ou se beija, estamos mostrando o amor que sentimos um pelo outro, mas isso nunca diminui o amor enorme que temos por você. No coração da mamãe e do papai, sempre há espaço suficiente para todos'".
Também é indicado algumas atividades diárias para que os filhos não sintam tanto ciúmes assim dos pais. Assim, elas aprendem sobre as diferentes relações e os pais ainda fortalecem a segurança emocional da criança.
- Inclua a criança no momento: Por exemplo, depois de um abraço, convide a criança para um abraço em grupo, dizendo: "Agora é hora do abraço da família!"
- Reforce o vínculo: Dedique momentos exclusivos de atenção e carinho ao filho, para que ele não se sinta excluído ou em competição.
- Valide os sentimentos: Se a criança expressar ciúmes, diga algo como: "Eu entendo que você queria atenção agora, mas o carinho entre mamãe e papai é importante porque nos deixa felizes como uma equipe, e isso ajuda a cuidarmos ainda melhor de você."