PUBLICIDADE

Esquete do Porta dos Fundos sofre repúdio por suposto preconceito etário

19 jan 2021 - 16h13
(atualizado em 20/1/2021 às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Porta dos Fundos / Pipoca Moderna

Um vídeo estrelado por Fabio Porchat no canal do Porta dos Fundos motivou notas de repúdio na segunda-feira (18) por "um suposto 'humor' que reforça estereótipos equivocados".

O Instituto Ethos e a plataforma Labora apontam que o alvo da reclamação é uma esquete em que o personagem vivido por Porchat se refere à mãe de 57 anos "como se ela fosse uma criança incapaz". Para eles, trata-se de "preconceito etário" ("idadismo").

A esquete também chamou atenção da HUB 40+, uma comunidade voltada para a empregabilidade e marketing de pessoas acima dos 40. Em nota, Mauro Wainstock, sócio fundador da HUB 40+, diz que o programa "ridiculariza uma mãe de 57 anos em sua relação com os filhos e a tecnologia".

Lançada há oito dias, a esquete se chama "Responsável". Mas o tratamento da mãe "como se ela fosse uma criança incapaz" tem contexto maior que o citado. O alvo não é apenas a relação da mãe com a tecnologia, mas com a mídia em geral - e por meio de incentivo do filho alienado.

A piada visa demonstrar como as pessoas estão susceptíveis à lavagem cerebral ao acompanharem noticiários sensacionalistas da TV, novelas bíblicas e fake news por whatsapp.

Veja o vídeo completo abaixo.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade