Se seu filho faz isso, ele tem mais inteligência emocional do que as outras crianças, segundo uma especialista em educação infantil
Se observarmos esses comportamentos nas crianças pequenas em casa, significa que estamos no caminho certo em termos de desenvolvimento e gestão das suas emoções.
Criar um filho é, sem dúvida, a tarefa mais importante e complexa que um ser humano enfrenta na vida. O futuro das crianças depende das ações dos responsáveis, algo que pode ter um impacto bastante duradouro.
Não se trata apenas de uma preocupação com a saúde, mas de um desejo de que essas crianças se tornem adultos felizes, bem-sucedidos e capazes de se relacionar com os outros de forma saudável. Para isso, é essencial que eles sejam ensinados, desde pequenos, a desenvolver habilidades relacionadas à inteligência emocional.
A especialista em parentalidade Reem Raouda, colaboradora do programa de Oprah e fundadora do Método da Disciplina Conectada, estudou o comportamento de mais de 200 crianças ao longo de sua carreira e identificou características de alta inteligência emocional que indicam que os esforços dos pais estão no caminho certo.
A CRIANÇA É CAPAZ DE NOMEAR AS PRÓPRIAS EMOÇÕES
Identificar e nomear emoções é complexo, mesmo para adultos, especialmente considerando nossa tendência a acreditar em emoções negativas e positivas, o que complica a tarefa. Como explicou a psicóloga e diretora do portal Trendencias, Iria Reguera, todas as emoções são válidas e "o que realmente importa é como você as gerencia e o que faz com elas".
O primeiro passo para aprender a gerir as emoções é identificá-las; aliás, é fundamental para a educação emocional, como explica a psicóloga María Jesús Campos Osa. E o caminho para isso começa pelos adultos
Os responsáveis devem ser capazes de nomear as...
Matérias relacionadas
Se seu filho faz isso, ele tem uma inteligência emocional superior à dos demais, segundo Harvard