Especialista avalia caso de Tati Machado e destaca tempo de espera antes de nova gravidez
Após a comoção pelo perda gestacional tardia de Tati Machado, especialista avalia recuperação física e emocional da gestante antes de nova tentativa
Fãs e celebridades se mobilizaram depois de Tati Machado, 33,anunciar nesta terça-feira (13) que perdeu seu bebê no oitavo mês de gestação. Para além da onda de empatia e solidariedade recebida pela apresentadora, a fatalidade também traz à tona discussões sobre saúde e tratamentos para gestantes em casos semelhantes.
Quanto tempo a mulher deve esperar antes de tentar de novo?
Em entrevista para a Contigo, a médica Karla Mazzini especialista em Ginecologia e Obstetrícia com 25 anos de experiência na área, explica quanto tempo é recomendado que a mulher espere antes de tentar uma nova gravidez.
"Não existe uma regra rígida, mas é importante respeitar tanto o tempo físico quanto o emocional da mulher", explica a doutora. "Precisa também ponderar o tipo de parto realizado se normal ou se cesárea, já que existe um tempo de cicatrização diferente". No caso de Tati, a jornalista da TV Globo compareceu ao hospital ao perceber que o feto não estava se mexendo e precisou passar por um trabalho de parto de urgência.
Recuperação física e emocional
Antes de uma nova tentativa, a mulher deve se atentar para os aspectos físicos e emocionais da recuperação. "Do ponto de vista físico, o útero geralmente se recupera em cerca de dois a três ciclos menstruais. Já o corpo todo o período de 1 ano", esclarece a ginecologista, mas alerta que cada caso é um caso: "No entanto, o ideal é que haja uma avaliação médica cuidadosa para investigar possíveis causas da perda e tratar o que for necessário antes de uma nova gestação."
Ademais, também é importante respeitar o período próprio do luto materno. "O mais importante é que ela se sinta fortalecida ao ser acompanhada por profissionais especializados e ter uma futura gestação planejada, com fatores de risco identificados e tratados", completa Mazzini. Então, depois do feedback de um especialista e da auto análise, o casal pode fazer uma nova tentativa de maneira mais saudável.