Em clima de Dia das Mães, Sophie Charlotte abre coração e detalha parto domiciliar
Mãe do Otto, de nove anos de idade, Sophie Charlotte reflete sobre maternidade e abre coração sobre escolha entre o parto hospitalar e o domiciliar
Com a chegada do Dia das Mães agendada para o próximo domingo (11), Sophie Charlotte relembrou o nascimento do filho Otto, atualmente com nove anos de idade, fruto de seu relacionamento com Daniel de Oliveira, e o processo intenso do parto domiciliar pelo qual passou após os nove meses de gestação.
Como foi o parto de Sophie Charlotte?
Em participação no podcast Mil e Uma Tretas, exibido na noite desta segunda-feira (5), a atriz explicou que sua ideia inicial era fazer a cesariana no hospital, mas que acabou optando pelo parto domiciliar. "Durante o parto do meu filho, Otto, eu fui tentando desmistificar e tirar os conceitos que eu tinha. Eu sabia que ia sair, mas como a gente não sabe. É um mistério da vida, a gente não controla esse evento", contou Sophie.
Aos poucos, a artista expandiu sua visão sobre o assunto e isso a fez reconsiderar a forma como ela desejava que seu bebê viesse ao mundo: "Eu pensei em um parto hospitalar, normal, mas eu fui pesquisando, me aproximando de uma equipe de parto humanizado. Existe o parto humanizado hospitalar e o domiciliar, que foi o meu."
O parto hospitalar humanizado oferece a segurança e os recursos de um hospital, enquanto o parto domiciliar oferece o conforto e a familiaridade da casa. A escolha entre um e outro depende das preferências e necessidades de cada mulher, sempre com foco no seu bem-estar e no respeito às suas escolhas.
Cada experiência é única
"Mas foi uma construção, algo que, aos poucos, fui entendendo que é algo fisiológico e fui construindo isso, essa possibilidade. Ao mesmo tempo, abri minha cabeça para a cesariana, se necessário", explicou e acrescentou sobre a importância de ter mais de uma opção em mente: "Pensava que eu precisava me preparar para o que eu desejo, mas também saber que tinha ajuda caso precisasse".
No papo, Sophie Charlotte também compartilhou as particularidades do seu parto, processo que é único para cada mulher. "Um parto normal pode demorar 40 minutos ou horas. O meu levou um tempo maior, ele [Otto] foi nascer pela manhã, foi uma dor desconhecida, eu fui entendendo o meu corpo no processo."
A atriz destacou que o sofrimento e a dor fizeram estiveram presentes, mas que a experiência foi positiva apesar disso por ser "um portal de encontro com nossos filhos". Ela finalizou explicando como o apoio do companheiro foi essencial: "Quem está com você nesse momento, é bom que esteja alinhado. Eu não conseguiria passar pelo parto domiciliar se o meu companheiro na época, o Daniel, não tivesse topado."
Ver essa foto no Instagram