Depois de Marisa Maiô, surge mais uma criação de IA, Vera Fofoqueira
Personagens cômicas têm perfil que agrada ao público das redes sociais e dos app de vídeos
O fenômeno Marisa Maiô deve ter estimulado criadores de conteúdo a desenvolver personagens parecidas usando Inteligência Artificial. A intenção é óbvia: viralizar e monetizar.
A coluna identificou pelo menos uma delas: Vera Fofoqueira, igualmente gordinha, com humor afiado e voz semelhante à da pioneira.
O roteiro é idêntico: uma apresentadora de TV surge aplaudida pela plateia para contar casos rápidos ou piadas politicamente incorretas. Narrativa eficiente nas redes sociais.
Conforme destaquei em participação no ‘Terra Agora’, apresentado por Cazé Pessini às quintas no Terra, a graça está em saber que aquela ‘pessoa’ não existe.
A falta do medo do cancelamento estimula o criador a produzir vídeos com textos ousados, que jamais seriam aceitos, por exemplo, na TV autocensurada de hoje.
Essas personagens — saídas de plataformas com fácil acesso, baixo custo e resultado rápido — vão substituir os apresentadores humanos?
Provavelmente não, mas podem, se adaptadas, ganhar espaço em programas, como um quadro de humor.
Os diretores das emissoras que se apressem: a televisão mal consegue interação eficaz com as redes sociais e já tem de lidar com o impacto da IA no seu dia a dia.
@vera.fofoqueira 🧓💄 CHORO e CPI das Bets 💅📢 Se tem fofoca quente, Vera tá de olho! 👀🔥 No episódio de hoje: 💧 Influencer chorona que não que ser incomodada 📄 CPI das bets recheada de gente famosa 🪑 Assiste até o fim e me conta: Sabe de quem estou falando ? 👇 Marca alguem que adora uma fofoca bem contada! #veo3 #flow #google #virelpost #inteligenciaartificial #fofocadosfamosos #viralreels ♬ som original - Vera fofoqueira
