De acordo com a Psicologia, pessoas entre 60 e 80 anos enfrentam estas 9 batalhas silenciosas
Cada vez mais correntes da Psicologia se voltam para estudar e entender os desafios dos novos idosos, especialmente, quando a tendência é que a população fique mais velha.
A geração baby boomer, nascida de 1946 e 1964, já está entre 62 e 80 anos e enfrenta o envelhecimento em um contexto bem diferente do que presenciou quando foi a vez de seus pais.
Segundo o especialista Farley Ledgerwood, a geração baby boomer enfrenta hoje tensões pessoais complexas que nem sempre são verbalizadas. Elas cresceram com a ideia de que é preciso trabalhar arduamente para ser autossuficiente e ainda assim garantir a estabilidade familiar.
No entanto, como consequência, não sabem lidar com a frustração porque, muitas vezes, nem sabem como nomeá-las. É nesse contexto que cada vez mais correntes da Psicologia se voltam para estudar e entender os desafios dos novos idosos, especialmente, quando a tendência é que a população fique mais velha, à medida que a tecnologia e a medicina garantem o aumento exponencial da expectativa de vida.
AS BATALHAS SILENCIOSAS DA GERAÇÃO BABY BOOMER, SEGUNDO A PSICOLOGIA:
1) Invisibilidade: Com os filhos já criados e o mercado de trabalho priorizando a juventude, os idosos se sentem sem utilidade na sociedade e precisam lidar com o fato de se tornarem figuras secundárias em diversos contextos.
2) Mudança no ciclo de amizades: Seja por mudanças na família, conflitos e até mesmo falecimento, os idosos são invadidos por uma solidão silenciosa por conta da alteração em seu ciclo social, que também ajuda a reduzir a quantidade de atividades de lazer.
3) Dificuldade em pedir ajuda: Aceitar que não tem mais a mesma habilidade física ou mental para ...
Matérias relacionadas
A psicologia diz que as pessoas que parecem mais jovens aos 60 anos seguem estes 10 hábitos diários