Circuito de blocos do carnaval no Rio é batizado com o nome de Preta Gil
A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro anunciou a decisão nesta terça-feira (22)
Nesta terça-feira (22), dois dias após a morte da cantora Preta Gil, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, por meio do Diário Oficial, que um circuito de blocos do carnaval de rua da cidade levará o nome da cantora. A cantora, nascida na capital fluminense, marcou gerações com o Bloco da Preta e já chegou a ser Rainha de Bateria em 2007.
O comunicado assinado pelo prefeito Eduardo Paes considera a "a vitoriosa trajetória pessoal e profissional de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, Preta Gil, ao longo de suas cinco décadas de vida" e destaca que "o Bloco da Preta, fundado em 2009, é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro do Rio de Janeiro."
Por fim, o decreto também reconhece o impacto cultural da artista no Centro do Rio de Janeiro, além de considerar sua participação "decisiva".
A trajetória do desfile terá início entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. Ele seguirá e finalizará na Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.