Chocante, mas real: há 10 anos, antes de morrer, Papa Francisco lançou álbum com rock progressivo e uma das músicas foi comparada ao Pink Floyd
Pouca gente sabe mas antecessor do Papa Leão XIV lançou disco com discurso em português, guitarras à la Pink Floyd e uma mensagem explosiva para a nova geração; Confira!
A morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril de 2025, marcou o fim de um dos papados mais inovadores da história recente da Igreja Católica. Em seu lugar, o cardeal Robert Prevost foi eleito como Papa Leão XIV, trazendo uma nova perspectiva para o Vaticano.
Em 2015, o mundo testemunhou algo impensável: o ex líder da Igreja Católica, Francisco, lançou um álbum musical com influências de rock progressivo. Intitulado "Wake Up!", o disco surpreendeu tanto fiéis quanto críticos por sua sonoridade ousada e por incluir uma faixa que foi comparada ao som da lendária banda britânica Pink Floyd.
'O Papa é…' Rock! Ecos de Pink Floyd e Bon Jovi
Lançado em 27 de novembro de 2015, "Wake Up!" apresentou 11 faixas que combinam pop, música clássica e elementos marcantes do rock progressivo. Produzido por Don Giulio Neroni — o mesmo responsável por projetos musicais anteriores com João Paulo II e Bento XVI — o disco tem uma proposta clara: traduzir a mensagem pastoral do Papa Francisco para uma linguagem contemporânea e acessível. Parte dos lucros obtidos com as vendas foi destinada a um fundo de apoio a refugiados, segundo informou o Vaticano.
A música de abertura do álbum, "Wake up! Go! Go! Forward!", chamou atenção da crítica por sua construção sonora incomum para um pontífice. Segundo o jornal espanhol El País, a faixa remete a sonoridades clássicas do rock progressivo e foi comparada diretamente a "Atom Heart Mother", do Pink Floyd — com direito a trompetes e crescendo instrumental dign...
Matérias relacionadas